Um empresário do Rio de Janeiro identificou um desafio comum aos restaurantes: administrar com eficiência o salão, incluindo reservas de mesas e filas de espera. Pensando nisso, ele desenvolveu um aplicativo que mescla ferramenta de gestão, controle de fluxo e de hábito de consumo dos clientes. Lançado há quatro meses, o sistema opera no modelo de subscrição e, assim, a expectativa é alcançar um faturamento mensal de R$ 1 milhão por mês a partir de 2015.
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Batizado de iRestaurante, o produto, que tem versão para iPad, promete facilitar o controle de fila de espera, com informações mais precisas e de fácil acesso aos funcionários do estabelecimento. O sistema também auxilia no controle de reservas, sejam elas feitas por telefone, pelo site da loja ou por outros sites de reserva.
"Isso possibilita um melhor gerenciamento e atendimento ao cliente", diz o proprietário Amilcar Collares, que já teve outra empresa de softwares. Por meio do aplicativo também é possível enviar lembretes aos clientes por email ou SMS.
Além dessas funcionalidades, a solução criada pelo Collares registra informações que auxiliam o gestor do restaurante a conhecer mais os clientes, assim como seus hábitos de consumo. "Com isso em mãos, é possível desenvolver ações de marketing específicas e personalizadas."
O produto planeja alcançar dois mil clientes em até dois anos, carteira que deve gerar um faturamento anual de mais de R$ 14 milhões. As mensalidades cobradas pelos módulos variam de R$ 190 a R$ 600.