
07 de maio de 2014 | 06h30
A desinfecção solar da água é um método simples e barato. No entanto, o problema é saber o tempo necessário que a garrafa de água precisa ficar no sol para a desinfecção, situação que gera insegurança de quem vai tomar o líquido. Mas para solucionar esse problema, o austríaco Martin Wesian criou um dispositivo para informar o momento que a água está pronta para beber.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
De acordo com o site da Fast Company, o dispositivo chamado Wadi é alimentado por energia solar e funciona como uma tampa de garrafa alternativa para medir os raios UV. Depois de deixar a garrafa no sol, é preciso acompanhar os indicadores até surgir uma "carinha sorridente", que indica que a água pode ser consumida.
O Wadi tem como base o método Sodis, de Solar water Disinfection, que utiliza os raios solares para desinfecção da água e eliminação de bactérias, vírus e parasitas. Atualmente o equipamento custa US$ 13,50, mas Wesian ainda quer baratear o aparelho para US$ 10.
Ainda segundo o site da Fast Company, Wesian criou uma empresa social chamada Helioz para vender o Wadi e já vendeu aproximadamente 6 mil aparelhos, principalmente para ONGs e laboratórios de pesquisa.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.