PUBLICIDADE

Antonio Carbonari Netto vai participar do primeiro Encontro PME

Empresário uniu seus dois talentos – dar aulas e administrar negócios – para vencer como empreendedor

Por Renato Jakitas
Atualização:

 No Brasil, os professores costumam culpar a sorte quando perguntados sobre a profissão. Não é o caso de Antonio Carlos Carbonari Netto (foto). Matemático, ele decidiu trocar o jaleco pelo terno ao fundar a Faculdade Anhanguera, em 1996. Atualmente, a empresa é o maior grupo educacional da América Latina – são mais de 400 mil alunos estudando em 73 campi diferentes.

PUBLICIDADE

“Sempre gostei de dar aulas e também de gestão”, afirma o empresário, que começou a carreira como professor de cursinho e organizou o processo de estruturação da Universidade São Francisco.

Ao explicar o sucesso meteórico da Anhanguera, Carbonari recorre ao posicionamento estratégico adotado pelo negócio. “Quando começamos, as faculdades eram muito tradicionais. Adotavam um currículo carregado e a visão europeia de formar para a vida. Nós decidimos formar para o mercado de trabalho.”::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: Outra ação que contribuiu para o crescimento da instituição foi reduzir o valor da mensalidade e buscar alunos das classes C e D, até então repelidos pelas universidades tradicionais. Agora, o desafio da Anhanguera Educacional é estruturar seu modelo de ensino para comercializá-lo com instituições menores espalhadas pelo País.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.