Reprodução
Reprodução

Anel inteligente que desbloqueia celular e rede social de troca de tempo são finalistas em desafio

Vencedor ganha bolsa de estudos de um programa de aceleração no Vale do Silício

Estadão PME,

30 de maio de 2014 | 15h42

Uma rede social de troca de tempo e um anel inteligente que se comunica com outros equipamentos, como um smartphone ou uma porta, estão entre os finalistas do Desafio Intel de empreendedorismo. Dez startups brasileiras foram classificadas para a etapa nacional do prêmio. Nos dias 4 e 5 de junho, as empresas participam de um workshop em que receberão mentoria de especialistas e defenderão os seus projetos frente à banca de juízes da Intel.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O Bliive é uma rede social de troca de tempo. Seu objetivo é usar talentos para criar uma economia colaborativa e incentivar usuários a compartilhar experiências com seus amigos e comunidades. Os usuários podem oferecer serviços em troca de créditos (moeda) dentro da rede social.

Outra empresa, a ATAR Technologies, desenvolveu um anel que interage com outros aparelhos. Com ele, o usuário pode acionar a abertura de uma porta ou o desbloqueio de um smartphone. Esse anel utiliza uma tecnologia chamada NFC e comunica-se com quase todo tipo de hardware, segundo os desenvolvedores.

A Intel informa que o vencedor da etapa local (no Brasil) ganha uma bolsa de estudos para participar do YouNoodle Camp, um programa de aceleração de negócios que acontece em julho no Vale do Silício, nos Estados Unidos, junto com finalistas de todo o mundo.

Confira os outros projetos finalistas:

Adoleta – plataforma de smartphones, tablets e web desenvolvida para realizar o monitoramento integrado de saúde de crianças até 5 anos. A solução permite que pediatras e as famílias realizem o cuidado infantil por meio da introdução de dados relevantes de forma rápida e intuitiva. O sistema integra paciente, médico e saúde.

AIT – plataforma multifuncional que oferece soluções para coleta, processamento e análise de informações, mostrando a direção do mercado está seguindo. Esse produto foi desenvolvido especialmente para o mercado agrícola.

Antares – plataforma desenvolvida para ser aplicada no ambiente de ensino e aprendizagem, tornando o currículo mais atrativo para crianças e adolescentes. Sua base são os jogos lúdicos com storylines, desenvolvidos para capturar e prender a atenção do estudante, reforçando o conteúdo das lições por meio de laços afetivos que serão criados no processo de entretenimento.

BonsTreinos – plataforma digital sobre fitness, cujo conteúdo é gerado pelo usuário. O aplicativo é desenvolvido para web e mídias social. Frequentadores de academias, profissionais do fitness e fisiculturistas podem compartilhar ideias sobre treinamento físico, e é possível acompanhar o progresso e avaliação corporal, ajudando a realizar metas.

Cherub – plataforma educacional de código aberto, desenvolvida para smartphones e tablets, onde qualquer usuário pode ensinar ou aprender conteúdo da ciência, humanidades e artes. O foco são as crianças do ensino fundamental e jovens do ensino médio.

Infozit – hub de pessoas, tecnologia e serviços, como artigos, fóruns, oportunidades de emprego e qualificação, que promove um ambiente colaborativo para a criação de novas oportunidades no mercado de consumidores de tecnologia, profissionais de software e infraestrutura.

Kist Company – solução integrada para streaming de vídeo em alta definição, que compreende um software que usa plataforma YouTube e hardware (câmera e placa ARM embarcada). O objetivo da solução é trazer uma nova experiência em livestreaming, tornando as transmissões mais fáceis.

Project Robot – R1T1 é um Robô de 'telepresença' que permite que os usuários se conectem sem a necessidade de compartilhamento do mesmo espaço físico.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.