Aluguel é opção a veículos próprios

Aluguel é opção a veículos próprios

Mesmo a PME que tem frota pode locar modelos para experimentar antes de decidir compra

Gabriel Navajas, Especial para o Estado

30 de julho de 2018 | 22h35

Alugar pode trazer mais vantagens do que comprar automóveis para montar uma frota para a empresa, segundo Paulo Henrique Pires, diretor de Vendas da Localiza, primeira colocada entre as fornecedoras do setor na Escolha PME 2018, com 79 pontos. “Quando você compra um carro, tem de pagar impostos. O aluguel vem crescendo muito com pequenos e médios empresários, pois facilita para eles. Acabou o serviço, devolve o carro e continua cuidando dos negócios”, argumenta Pires. “Se for comprar, alugue primeiro. Caso goste, continue. Se não gostar, devolva. Pode desistir. Ao passo que, se comprar (o veículo), não tem como”.

A Localiza subiu uma posição na pesquisa deste ano em comparação a 2017, quando ficou atrás da então líder, Movida, que agora vem em segundo – caiu de 83 pontos para 66. No levantamento feito neste ano, a Hertz aparece na terceira colocação da categoria, com 61 pontos.

App da Localiza facilita reserva e retirada

Serviços (com 59%) e atendimento (51%) foram os critérios mais valorizados pelas PMEs na escolha de uma locadora. Fornecedora mais bem avaliada na pesquisa de 2018, a Localiza tem voltado as atenções para atender os pequenos e médios empresários. Com 591 agências em mais de 400 cidades do Brasil, a companhia lançou recentemente o aplicativo Business Fácil, por meio do qual o pequeno empresário pode fazer a reserva antes de ir à loja onde o carro está para retirá-lo. O pagamento é feito de forma digital.

“Temos apostado nessas facilidades. Quanto mais rápido e ágil para o empresário, melhor. Estamos conversando com o mercado para entender todas as necessidades”, explica o diretor de Vendas da locadora, Paulo Henrique Pires.

Em 2018, a Hertz aparece na terceira posição (com 61 pontos) entre as melhores locadoras, na avaliação das PMEs. A Localiza informa que, em setembro de 2017, assumiu as operações da Hertz no Brasil. Desde então, as lojas da Localiza adotaram a marca combinada Localiza Hertz.

Além de primeira em satisfação, a Localiza está bem à frente como objeto de desejo dos pequenos e médios empresários consultados, com 51% das citações. “Estamos vendo o que o mercado quer e investimos em soluções para tornar nosso serviço cada vez mais acessível”, diz Pires.

Quarta colocada em satisfação, com 51 pontos, a Unidas é a terceira em objeto de desejo, com 6%. “Esse segmento era um pouco desconhecido e vem mudando ao longo dos anos. O mercado de aplicativos de carros (como o Uber) tem nos ajudado porque muda essa questão de ter um veículo”, afirma Luis Fernando Porto, presidente da Unidas. “Agora, temos foco nesses pequenos e médios empresários.”

Melhoria contínua do serviço

Há 12 anos no mercado, a Movida foi a segunda colocada na pesquisa entre as locadoras , com 66 pontos – em 2017, liderou com 83. “Não registramos queda na percepção da qualidade nas áreas internas relacionadas à satisfação dos clientes. Continuaremos trabalhando intensa e incessantemente na melhoria da prestação de serviço, investimentos em tecnologia, carros sempre novos e lojas bem estruturadas”, diz o diretor comercial da Movida, Jamyl Jarrus Junior.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.