PUBLICIDADE

Publicidade

Alimentação saudável e experiências gastronômicas geram oportunidades de negócios

Sócias investiram em site para vender ingressos para eventos gastronômicos como um banquete no cinema

Por Gisele Tamamar
Atualização:
 
 

Os negócios ligados à alimentação também compõem a lista de apostas para 2014, segundo o consultor do Sebrae-SP, Gustavo Carrer. O destaque vai para duas vertentes: alimentação saudável e experiências gastronômicas.

PUBLICIDADE

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google + ::

Carrer aponta um forte movimento de pessoas interessadas na alimentação saudável, que inclui produtos orgânicos, integrais e funcionais. E existem desde os veganos (pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal) até aqueles que não são tão radicais, mas passaram a optar por produtos mais saudáveis. E as oportunidades incluem chances para pequenos produtores artesanais, pequenas indústrias que fornecem para empórios e lojas especializadas até integrantes do mercado de food service.

Já na linha de experiências gastronômicas, o consultor destaca que no Brasil existe um crescimento de pessoas que convidam os amigos para fazer comida em casa, ou contratam um profissional para elaborar pratos diferenciados na residência ou ministram cursos de culinária. Tudo isso mostra um interesse maior do brasileiro pela gastronomia, o que se traduz em oportunidades.

::: Leia também :::Comércio eletrônico é aposta para quem pretende empreenderMomento do País impulsiona negócios ligados aos serviços domésticosVendas de dispositivos móveis motivam negócios de mídias sociais e aplicativos Para o consultor, existe mercado para quem vai fabricar produtos, vender ou prestar serviços dentro desse setor. "Existe um universo de oportunidades de negócios e a expressão é 'experiências gastronômicas'. O Brasil é um mercado carente e muitas pessoas estão buscando isso fora do País", diz Carrer.

Na web. As sócias Priscila Sabará e Nina Loscalzo enxergaram uma oportunidade no mercado e colocaram no ar o site FoodPass, uma plataforma que vende ingressos para eventos gastronômicos, como um banquete dentro do cinema, um roteiro gastronômico pela cidade ou um piquenique com trilha sonora, decoração e cardápio especial.

O negócio surgiu da própria experiência das empresárias no mercado. Priscila cursou nutrição, fez pós-graduação em comunicação e trabalhou com uma chef de cozinha. Nina é formada em hotelaria, tem pós-graduação em gastronomia e design e trabalhou em restaurante.

Publicidade

"A experiência gastronômica é uma vivencia diária, está no nosso DNA. Temos essa coisa da hospitalidade, adoramos nos alimentar bem e descobrir novos sabores e novas experiências", diz Priscila. A dupla entende gastronomia como forma de cultura e entretenimento e inaugurou o site em novembro de 2012. Mas foi em março deste ano que o site ganhou mais eventos de empresas parceiras.

::: Programação ::: * Sexta-feira: Retrô

O investimento inicial do negócio foi de R$ 200 mil. Desde que entrou no ar, a plataforma vendeu cerca de 2 mil convites de 90 eventos. Além de comercializar ingressos para eventos produzidos por elas, as sócias também oferecem convites de ações de parceiros e criam experiências especiais e exclusivas para marcas.

Ainda este mês, a empresa vai promover o evento "Banquetes de cinema", no dia 26, no Cinépolis do Shopping JK Iguatemi. O chef Benny Novak vai preparar um cardápio especial para os clientes consumirem enquanto assistem o filme Álbum de família. No mês passado, o filme foi Blue Jasmine, de Woody Allen. Em um momento da exibição, os atores tomam uma sopa de mariscos, que também foi servida para os espectadores na sala de cinema.

PUBLICIDADE

Outro passeio promovido pelo site é o Food Hunters, quando os usuários fazem um roteiro gastronômico pela cidade. "Entendemos que as pessoas estão receptivas à novas experiências e a esse formato 'combo' de cultura e entretenimento", diz Priscila.

Ao fazer uma avaliação da empresa, a dupla acredita que o maior desafio foi entender o modelo de negócio e conseguir fazer um planejamento. Isso sem falar da parte jurídica e contábil. A dica das empresárias para quem pretende empreender no segmento é ser criativo. E divertido.

SERVIÇO Feira do EmpreendedorLocal: Expo Center Norte - Pavilhão Verde, São Paulo Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme Data: de 22 a 25 de fevereiro Sábado e domingo: 10h às 21h Segunda e terça-feira: 13h às 21h Entrada franca Inscrições no site: feiradoempreendedor.sebraesp.com.br

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.