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Ainda dá tempo de criar um site de vendas

É preciso ter cuidado para não ‘atropelar’ o processo de criação e causar uma experiência negativa para o cliente

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 Foto: Estadão

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“Colocar uma loja virtual no ar é rápido. Até em dois dias você consegue. Mas o ideal é fazer isso com antecedência por vários motivos. O principal é que o pico de vendas online acontece no início de dezembro”, explica Luan Gabellini, executivo da Betalabs, empresa especializada no desenvolvimento de comércios eletrônicos e sistemas de gestão empresarial. Nesta época do ano, o volume de trabalho na Betalabs chega a aumentar 35%. A empresa atende uma gama vasta de pequenos, médios e grandes players.

“A gente faz um trabalho de consultoria. Entende o que o cliente quer. Às vezes, ele já tem uma loja virtual, mas quer aumentar as vendas. Sugerimos soluções simples e de fácil implementação, como diferenciar a precificação automaticamente, fazendo com que o produto dele tenha um desconto diante da concorrência”, explica.

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Foco. Cada vez mais familiarizados com as compras pela internet, os consumidores agora usam a rede para pesquisar muito antes de comprar. Por isso, a tendência é que negócios de nicho tenham um desempenho melhor que grandes varejistas. E é aí que as pequenas e médias empresas têm oportunidades para aumentar o faturamento. “Lojas especializadas conseguem ganhar mais dinheiro do que um grande varejista, por exemplo. Se você só vende jogos de tabuleiro, as chances de fidelizar a clientela que gosta deste tipo de produto é maior.”

No entanto, para se ter um bom desempenho ainda neste Natal, é preciso correr contra o tempo. A tese é endossada por Leandro Marques, executivo da Tray, empresa também especializada em soluções de e-commerce.

De acordo com ele, um dos principais entraves não é necessariamente colocar no ar uma plataforma onde as pessoas possam vender os produtos, mas quais itens ou serviços serão oferecidos aos clientes.

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“Quando o negócio já está na internet até dá para fazer um remendo no site. Mas começar em cima da hora significa que isso vai limitar o número de produtos à venda”, explica.

De acordo com o empresário, é justamente isso – a pouca variedade de produtos anunciados – um dos atributos que causam frustração no consumidor. “A maioria dos nossos clientes que ainda não têm canal de venda online quer colocar mais de um produto à venda, ou então, quer atrelar algum serviço, como as sugestões de compras baseadas na busca do produto que foi pesquisado”, explica.

Atenção. Existe uma grande diferença entre incrementar a sua plataforma online para vender mais no Natal e abrir um e-commerce nesta época do ano. “Para quem está começando e vai atuar em um nicho, a gente recomenda um tempo maior para entender melhor o funcionamento deste tipo de comércio”, recomenda Marques.

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Mas engana-se o empreendedor que acredita que o trabalho acaba com o site no ar. A manutenção e implementação de novas ferramentas tem de ser constante. Além disso, em artigo publicado em julho de 2015, o portal da Endeavor – entidade de fomento ao empreendedorismo ao redor do mundo – chamou a atenção para a necessidade do site de vendas ser também responsivo, ou seja, capaz de facilitar a navegação do usuário em qualquer tipo de dispositivo: computadores, tablets ou celulares.

Dados mencionados pela organização indicam que 66% do tempo que os usuários passam em sites de comércio eletrônico, atualmente, ocorre por meio dos smartphones. Outro dado para o pequeno empresário pensar bastante indica que 61% dos usuários que acessam a web por meio de celulares saem rapidamente de sites onde a navegação não é boa. Fica a dica para você chegar lá.

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