Márcio Fernandes/AE
Márcio Fernandes/AE

Agência de publicidade criada por jovem empreendedor cresce 30% ao ano

Marcelo Ponzoni criou o negócio aos 22 anos, após uma crise financeira na família. Hoje, 24 anos depois, ele consegue manter a empresa com boas taxas de crescimento

Cris Olivette - Oportunidades,

16 de abril de 2012 | 12h03

O publicitário Marcelo Ponzoni nasceu em uma família estruturada, mantida pelo pai, um advogado bem sucedido. “Tudo mudou quando eu tinha 15 anos. Meu pai perdeu todos os bens e a família foi desfeita. Com 16 anos, fui trabalhar e morar sozinho”, conta. Primeiro ele foi ajudante em uma  mecânica, depois vendedor de calça jeans. Em 1988, aos 22 anos, entrou na faculdade.

Na mesma época, conheceu Ronaldo Arthur Esperança, dono de uma revenda de automóveis, que logo assumiu o papel de segundo pai. “Ao saber da minha história, ele propôs a criação de uma agência de propaganda, tendo a revenda como primeiro cliente.” A ideia de Esperança era bancar o negócio por seis meses e depois deixar Ponzoni tocar a sociedade sozinho. Assim nasceu a Rae, que mais tarde teve as iniciais do publicitário incorporadas à marca, passando a ser Rae, MP.

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Três anos depois, Esperança sofreu um acidente fatal e Ponzoni, de novo, teve de seguir sozinho. “Ou eu desistia da agência, ou fazia disso a minha bandeira. Decidi honrar a aposta que ele fez em mim e segui em frente.” O caminho não foi fácil, mas após alguns anos a agência foi se consolidando no varejo de automóveis. “A partir de 1997 partimos para outras áreas. Hoje, também atuamos nos segmentos de shoppings centers, montadoras, editoras e saúde.”

Após 24 anos de sua fundação, a agência possui filial em Ribeirão Preto, emprega 65 profissionais, tem sede própria com 700m² e cresce 30% ao ano. Para Ponzoni, jovens empreendedores devem ser verdadeiros consigo mesmos quanto as suas competências, fragilidades e deficiências. “Saber administrar essas questões vai ajudá-los a solidificar os estágios de crescimento. Também é preciso saber com a máxima precisão e clareza para onde se está indo.” Em sua opinião, a visão realista é de “suma importância” para quem está ingressando no mundo dos negócios.

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