Acesso à internet rápida no Brasil cresce 49% em um ano

Cerca de 8,5 milhões de novas conexões de banda larga foram ativadas entre janeiro e junho

EDUARDO RODRIGUES, Agência Estado,

14 de julho de 2011 | 19h09

 Com a expansão dos celulares de terceira geração (3G) no mercado brasileiro, o número de usuários de internet de alta velocidade no País cresceu 49% nos últimos 12 meses e chegou a 43,7 milhões de clientes ao fim do primeiro semestre deste ano. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), 8,5 milhões de novas conexões de banda larga foram ativadas entre janeiro e junho, o que significa um novo cliente a cada dois segundos.

Mesmo antes da entrada em operação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que promete universalizar o acesso à internet rápida a preços acessíveis, 15,5 milhões de usuários passaram a ter o serviço desde julho do ano passado. O levantamento leva em conta a banda larga fixa e móvel, incluindo modems e celulares de terceira geração.

O serviço móvel foi o que mais cresceu nos últimos 12 meses, com expansão de 67%, chegando a 27,9 milhões de usuários ao fim de junho deste ano. Somente o acesso por celular 3G aumentou 90%, alcançando 21,3 milhões de aparelhos. Já a banda larga fixa se expandiu 26% nesse período, para 15,8 milhões de conexões. Segundo a Telebrasil, somente no mês passado, 1,8 milhão de novos acessos foram ativados em todas as modalidades. 

Tudo o que sabemos sobre:
TecnologiaInternetConsumo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.