12 de dezembro de 2013 | 13h49
A campanha de financiamento coletivo no site Indiegogo que mais chamou a atenção em 2012 foi a idealizada pela empresa TechJect. Não é para menos. O empreendimento criou uma libélula capaz de voar como um pássaro e pairar no ar como o inseto. Os desenvolvedores do negócio pediam, na época, US$ 110 mil de apoiadores anônimos. Receberam US$ 1,1 milhão (R$ 2,5 milhões).
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Mas um ano depois, vale lembrar que a campanha se encerrou em dezembro do ano passado, como está a empresa e seus criadores? Ainda na batalha para transformar o produto em um sucesso de vendas. E isso não tem sido fácil.
A libélula se chama Dragonfly (libélula, em inglês) e sua aplicação não é como um brinquedo. Se fosse, aí poderia estar a solução financeira do negócio. De acordo com o site da companhia, a finalidade da libélula é ser usada como coletora de informações do meio-ambiente, servir de suporte para registrar fotografias e...espionar pessoas e servir até como segurança de uma residência.
A história particular da TechJect resume-se como um caso de aprendizado para pequenos empreendedores. A principal lição é que um negócio, por mais popular e promissor que possa parecer, demanda dedicação gigantesca dos empreendedores para tornar a proposta realmente eficiente. Do contrário, de nada adiantará arrecadar milhões na internet.
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Se interessou pela libélula, veja o robô em ação.
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