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A estratégia dos grandes: Volkswagen aposta em jogos virtuais para conquistar consumidores

Montadora criou games para clientes e também para funcionários. Divulgar os modelos da empresa é um dos objetivos

ESTADÃO PME,

12 de abril de 2012 | 15h50

 Uma das principais montadoras do mundo, a Volkswagen resolveu apostar no desenvolvimento de jogos virtuais para estimular a interação com clientes e também funcionários.

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Para o gerente executivo de Marketing e Comunicação da empresa, Artur Martins, a montadora leva em consideração uma série de itens ao desenvolver um game. Ele enumera alguns: divulgar e explorar os atributos dos modelos da marca, conscientizar os clientes sobre a importância de fazer manutenção do carro e respeitar as leis de trânsito.

Uma das ações mais vitoriosas da marca foi o Super Trunfo online, segundo a empresa, o primeiro jogo desenvolvido para a plataforma Messenger - programa de mensagens instantâneas da Microsoft - na América Latina. As cartas representavam toda a linha de veículos da marca, é claro. O game, informa a Volks, alcançou 1 milhão de partidas por mês.

A montadora também desenvolveu um jogo específico para os funcionários da empresa, o Missão SpaceCross. O colaborador da empresa assume o papel de 'Agente Especial Volkswagen' e encara a concorrência, que tenta impedir o lançamento de um veículo no mercado.

Já o Autopolis foi desenvolvido pela Fundação Volkswagen e tem o objetivo de conscientizar jovens com relação ao trânsito. O game pode ser jogado por até quatro participantes e cada um deles escolhe um veículo e recebe missões durante o desenvolvimento do game.

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