Sérgio Neves/AE
Sérgio Neves/AE

70% dos comerciantes de São Paulo simplesmente desconhecem seus clientes

A maioria dos empreendimentos também não realiza qualquer ação de pós-venda

ESTADÃO PME,

12 de abril de 2012 | 12h05

 Apenas 30% dos estabelecimentos comerciais do Estado de São Paulo possuem cadastro de seus clientes. A constatação é grave pois especialistas indicam que conhecer quem são os consumidores é fundamental para superar a concorrência e conseguir diferenciar e inovar.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google+ ::

A pesquisa foi realizada pelo Sebrae em São Paulo com 2.552 negócios do Programa Comércio Varejista. De acordo com o consultor de marketing da entidade, Gustavo Carrer, o cadastro é importante para que o empreendedor entenda melhor o perfil dos seus clientes;

Outro dado preocupante da pesquisa é que 69% dos negócios jamais fizeram qualquer ação de pós-venda. Ou seja, se o cliente compra e não volta, o lojista simplesmente não sabe se ele desistiu da empresa porque foi mal atendido, não gostou do produto ou simplesmente encontrou um concorrente que oferece uma experiência de compra - ou preço - melhor.

"O empresário precisa medir o nível de satisfação do cliente em relação à loja e compra realizada. Além disso, pode usar o pós-venda para avisar sobre uma promoção ou evento", complementa o especialista.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.