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70% dos comerciantes de São Paulo simplesmente desconhecem seus clientes

A maioria dos empreendimentos também não realiza qualquer ação de pós-venda

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Por Redação
Atualização:

 Apenas 30% dos estabelecimentos comerciais do Estado de São Paulo possuem cadastro de seus clientes. A constatação é grave pois especialistas indicam que conhecer quem são os consumidores é fundamental para superar a concorrência e conseguir diferenciar e inovar.::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google+ :: A pesquisa foi realizada pelo Sebrae em São Paulo com 2.552 negócios do Programa Comércio Varejista. De acordo com o consultor de marketing da entidade, Gustavo Carrer, o cadastro é importante para que o empreendedor entenda melhor o perfil dos seus clientes; Outro dado preocupante da pesquisa é que 69% dos negócios jamais fizeram qualquer ação de pós-venda. Ou seja, se o cliente compra e não volta, o lojista simplesmente não sabe se ele desistiu da empresa porque foi mal atendido, não gostou do produto ou simplesmente encontrou um concorrente que oferece uma experiência de compra - ou preço - melhor. "O empresário precisa medir o nível de satisfação do cliente em relação à loja e compra realizada. Além disso, pode usar o pós-venda para avisar sobre uma promoção ou evento", complementa o especialista.

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