5 estratégias para sua empresa crescer

Confira dicas para transformar uma empresa pequena em média

Ligia Aguilhar - Estadão PME,

01 de agosto de 2011 | 20h38

Uma empresa crescimento precisa de planejamento e profissionalização para ter sucesso no mercado. Diferentemente de um negócio pequeno, onde a flexibilidade e a falta de uma estrutura rígida impulsionam o desenvolvimento, uma empresa média precisa de rotinas,  mão de obra especializada e de sistemas que ajudem o empreendedor a  medir os resultados. Confira abaixo cinco dicas para fazer essa transição com sucesso.

1 - CONTRATE ESPECIALISTA

Admitir pessoas especializadas em áreas na qual o empreendedor não tem conhecimento ajuda a empresa a se desenvolver de forma profissional e sustentada.

2 - ACOMPANHE OS RESULTADOS

Em uma empresa média, os resultados devem ser transformados em indicadores, já que o empreendedor não consegue mais acompanhar todos os processos de perto. Por isso, o ideal é investir em softwares de gestão.

3 - CRIE PROCESSOS

Estabelecer regras e normas ajuda a criar um padrão de qualidade que não muda com a ausência do empreendedor, especialmente quando a empresa tem várias unidades ou franquias.

4 - CONHEÇA O MERCADO

Planos de expansão devem ser feitos baseados em pesquisas que ajudem o empreendedor a conhecer melhor seu consumidor, a concorrência e o potencial do mercado onde atua.

5 - INVISTA EM MELHORIAS

Ter controle do fluxo de caixa e das finanças do negócio é essencial para que a empresa tenha lucro e possa, dessa maneira, usar esse dinheiro para investir no próprio crescimento do empreendimento.

A empresária Ilana Braun, hoje presidente da empresa de cosméticos Dermage, por exemplo, disse que chegou a conclusao de que precisaria de mais experiência para ampliar o seu negócio. Veja o que ela fez clicando aqui.

LEIA MAIS

Empreendedor busca gestão profissional para se desenvolver

Pequenas ainda exploram pouco a venda direta para grandes empresas 

Cinco estratégias para você ter grandes empresas entre seus clientes 

Com oscilação do dólar, pequena empresa deve rever planejamento

Uso de biometria nos estádios faz empresa lucrar com a Copa 

 

 

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.