Divulgação
Divulgação

5 erros que podem acabar com a sua empresa

Especialistas indicam quais os principais erros que podem levar ao fechamento de um negócio

Ligia Aguilhar, Estadão PME,

07 de outubro de 2011 | 23h00

 Com 15 anos de experiência no ramo de logística e marketing promocional, Flávio Augusto Filho decidiu abrir seu próprio negócio. Em 2010 ele fundou a Autlog, empresa de logística de material promocional, que deve fechar 2011 com um faturamento de R$ 30 milhões.

Para alcançar esse resultado, Flávio seguiu à risca as recomendações para aumentar as chances de sobrevivência da sua empresa. Só para elaborar o plano de negócio, ele demorou cerca de um ano. Além de já ter uma ampla experiência na área, Flávio utilizou as economias que poupou ao longo dos anos ¬ - cerca de R$ 1 milhão - como investimento inicial e não precisou recorrer a crédito. “A empresa teve sucesso por causa desses três cuidados. E também porque investi em uma estrutura de qualidade e certificações que são desejadas no mercado”, afirma.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

Hoje a Autlog soma grandes empresas no seu portfólio e espera dobrar de tamanho em 2012. Ao contrário da companhia, porém, muitos negócios sequer sobrevivem ao primeiro ano. A pesquisa mais recente do Sebrae-SP sobre o assunto mostra que só no Estado de São Paulo, 27% das empresas encerram suas atividades em 12 meses e 58% não passam dos cinco primeiros anos.

Para que sua empresa não faça parte desses indicadores negativos, o Estadão PME consultou especialistas e listou os 5 maiores erros que podem levar ao fracasso de um negócio. Confira:

:: Empresário deve ter cuidado na contratação dos funcionários ::

:: Falta de planejamento compromete sucesso da empresa ::

:: Falta de controle das finanças pode levar empresa ao fracasso ::

:: Empreendedor deve investir em capacitação para gerir uma empresa ::

:: Ausência de inovação diminui chance de sucesso da empresa ::

Tudo o que sabemos sobre:
GestãoEmpresaNegócios

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.