
11 de outubro de 2012 | 13h40
A 3ª edição do Encontro PME reuniu centenas de pessoas nesta quinta-feira (11), no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Bourbon, em São Paulo, para debater o empreendedorismo por meio da criação de startups e o novo mercado de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis no País.
O evento, organizado pelo Grupo Estado, foi divido em quatro módulos e promoveu a discussão sobre como startups podem ganhar relevância no mercado e a crescente demanda por aplicativos. Histórias de empreendedorismo bem sucedidas nestes segmentos também foram contadas ao público, que lotou o local.
Rodrigo Borges, um dos fundadores do Buscapé, e Flávio Antônio da Costa Filho, da Buy2Joy, abriram o ciclo de debates com o módulo "Geração Startup". Os empreendedores falaram sobre a expansão de startups e como conquistar relevância no mercado que já possui cerca de 10 mil novas empresas ligadas à internet no País. Os empresários abordaram ainda questões como a necessidade de uma empresa do setor se planejar e em até que nível elas devem se preocupar com a questão.
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No segundo módulo, os empresários Cassio Spina, criador da Anjos do Brasil, e Wilson Baraban Filho, dono de duas startups, conversaram sobre a demanda por novos aplicativos. Para ambos, os aplicativos não são uma bolha e sim uma grande oportunidade de negócios para o pequeno empresário."Este é um mercado que veio para ficar. É novo, segue em velocidade acelerada e traz grandes oportunidades", disse Cassio Spina, da Anjos do Brasil.
Nos módulos seguintes, histórias de empreendedorismo que deram certo foram contadas aos participantes. O empresário Marcos Khalil contou que contrariou a tradição familiar no ramo de confecções e decidiu empreender na área que mais gosta: games. Os negócios começaram aos 16 anos e hoje, com 44, Khalil comanda a UZ Games, a maior franquia especializada no assunto do Brasil. Já os sócios Renato Steinberg e Flavio Pripas, criadores do Fashion.me, rede social de moda com escritório na cidade de Nova York e cerca de 1 milhão de usuários, falaram sobre a criação e o desenvolvimento do negócio.
A dupla, que neste ano foi parar na lista das 100 pessoas mais criativas do mundo realizada pela renomada revista Fast Company, contou como em pouco tempo a ferramenta se tornou popular e atraiu investidores.
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