Mônica Bento/AE
Mônica Bento/AE

2011 registra queda no número de falências entre micro, pequenas e médias empresas

Levantamento divulgado pela Serasa Experian demonstra queda de até 25% no País

ESTADÃO PME,

06 de janeiro de 2012 | 08h54

 O número de falências - requeridas e decretadas - entre micro, pequenas e médias empresas brasileiras caiu entre janeiro e dezembro de 2011 em comparação com igual período de 2010. A constatação faz parte de relatório divulgado nesta sexta-feira, dia 6, pela Serasa Experian.

De acordo com os dados, o número de falências pedidas por micro e pequenas empresas caiu de 1.233 em 2010 para 1.143 no ano passado - uma redução de 7,29%. No caso das médias empresas, a queda foi de 11,72% (de 435 pedidos para 384).

A mesma tendência de queda pode ser observada nas falências efetivamente decretadas. No caso das micro e pequenas empresas, a queda foi de 11,79% (de 653 falências para 576). No caso dos médios empreendimentos, a redução observada é de 25% - queda de 64 para 48.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Crise no mundo

Os números positivos constratam com o cenário de incertezas provocado pela crise econômica que assola a Europa e os Estados Unidos, e cujos efeitos podem ser observados no Brasil. Mesmo assim, os negócios de menor porte brasileiros, mais voltados ao mercado interno, continuam demonstrando fôlego para sobreviver.

Cenário ainda melhor

A comparação entre os números do ano ano passado em relação a 2009 demonstram um resultado ainda melhor, segundo as informações da Serasa. O número de falências requeridas - entre micro e pequenas empresas - em 2011 foi 24,40% inferior ao número registrado entre janeiro e dezembro de 2009. No caso das médias empresas, a redução é de quase 30%.

Se observarmos apenas as falências decretadas, as quedas são de 30,68%, no caso dos micro e pequenos empreendimentos, e de 17,24% para as médias empresas.

::: Leia também :::

:: TV PME: O que esperar da economia em 2012 ::

:: Crise na Europa vai afetar as exportações das pequenas ::

:: Crise altera planos de redes no exterior ::

:: Cinco estratégias para você conquistar grandes clientes ::

Tudo o que sabemos sobre:
Serasafalênciasmicropequenasmédias

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.