Planejar o negócio com antecedência é um dos desafios
Planejar o negócio com antecedência é um dos desafios

12 desafios para refletir antes de empreender

Professor da ESPM aponta o que é preciso pensar antes de se arriscar com o próprio negócio

Estadão PME,

27 de junho de 2015 | 07h00

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Mas a decisão não pode ser apenas passional. É preciso fazer contas para verificar se realmente o negócio vale o investimento. Para ajudar nessa reflexão, o pesquisador e professor da ESPM, Victor Trujillo, aponta 12 desafios que o empreendedor precisa saber que vai enfrentar se resolver seguir o caminho do negócio próprio.

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1 - Contratar pessoas com perfil desejado

Encontrar pessoas qualificadas continua sendo um desafio. Ainda mais quando se trata de uma startup.

2 - Superar o mito da ideia original

Mito 1: criar um mercado é mais fácil do que conquistar uma fatia de um mercado existente

Mito 2: uma grande ideia garante o sucesso

Mito 3: os consumidores compram qualquer novidade

Mito 4: criar um aplicativo genial e vender por milhões

3 - Lidar com a concorrência

Sem grandes barreiras de entrada a concorrência se apresentará antes do esperado.

4 - Dividir corretamente os recursos disponíveis

Em geral, os empresários não têm recursos necessários para empreender e acabam pegando dinheiro emprestado, alienando bens de família. Por isso, a recomendação do professor se um empreendedor tem R$ 300 mil é dividir a quantia em quatro partes para: investimento inicial, reserva técnica (para ser utilizada caso o capital de giro acabe), volume morto (reserva estratégica para encerrar o negócio) e uma quantia para aposentadoria

5 - É preciso ser apaixonado pelo consumidor

É preciso gostar mais do consumidor do que do próprio negócio

6 - Adaptar-se aos novos chefes

O empreendedor passará a ser novos chefes: governo, sócios, investidores, sindicato, associações, consumidores, funcionários, fornecedores. E o tempo todo será cobrado por todos.

7 - Diferenciar potencial de mercado de viabilidade econômica

Uma coisa não garante a outra.

8 - Ter perfil para aquele negócio

É preciso gostar do mercado, tem algum conhecimento prévio, ter otimismo, mas com racionalidade, e conhecer os riscos do mercado. O gestor tem que gostar de resolver problemas.

9 - Entender os benefícios de uma franquia

A franquia ajuda a eliminar algumas etapas e minimizar os erros básicos, mas também existem vários casos de insucessos entre franqueados de uma franquia de sucesso.

10 - Planejar com antecedência

É importante estudar o mercado, o consumidor e a concorrência e fazer o plano de negócios.

11 - Mercado de foodservice

É um mercado que atrai muitos empreendedores, mas é muito desafiador, com uma rentabilidade baixa, com dificuldade de contratação de mão de obra e consumidores cada vez mais exigentes.

12 - Saber a hora de interromper um negócio

Muitos empreendedores alcançam o sucesso na segunda, terceira tentativa. Para isso, é preciso sobreviver na primeira tentativa e saber a hora de parar.

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