Você sabe o que é brand utility? Uma rápida história do guia de turismo mais famoso do mundo

Daniel Fernandes

22 de julho de 2014 | 06h45

Bruno e Juliano fundaram a premiada Cervejaria Eisenbahn, um pub inglês em Blumenau e trabalham na criação de uma marca de queijos bem especiais. Escrevem todas as terças aqui no Blog do Empreendedor
Uma das ferramentas de marketing que mais gostamos é a “Brand Utility”. Não se trata de um conceito novo no mundo dos negócios. Porém, com a Internet, suas redes sociais e Smartphones, sua aplicação ficou mais fácil.
Brand Utility nada mais é do que criar ações, produtos ou serviços gratuitos que vão fazer diferença na vida do consumidor. Esses materiais devem ser úteis e se encaixar na proposta da empresa que os desenvolve.
Quando se fala em Brand Utility, um dos cases mais citados é o do Guia Michelin, criado na virada do século 19 para o 20 pelos irmãos franceses André e Edóuard Michelin para estimular as pessoas a fazer turismo com seus carros (algo que provavelmente aumentaria as vendas dos pneus que eles já fabricavam). O guia continha mapas, dicas de restaurantes e hotéis, instruções para trocar pneus e endereços de postos de gasolina, e era distribuído gratuitamente. Hoje, o Guia Michelin é um dos mais conceituados guias gastronômicos do mundo, e as estrelas que, sem muita generosidade, distribuem (ou retiram) para alguns poucos estabelecimentos do planeta, podem significar o sucesso ou o fracasso de chefs e restauranteurs.
Apps
Atualmente, smartphones e tablets são o principal espaço de criação de ações de Brand Utility: Nike, Adidas e Asics oferecem aplicativos para auxiliar corredores amadores, oferecendo informações sobre o percurso, batimentos cardíacos e muito mais. A Bayer, uma gigante da indústria farmacêutica, desenvolveu o app BPV, que ajuda seus clientes (e também os clientes da concorrência) a nunca esquecer a hora de tomar um medicamento.
A Cervejaria Eisenbahn (depois de vendermos a empresa para o Grupo Schincariol – hoje, Brasil Kirin), também entrou na onda do Brand Utility, lançando um aplicativo que traz informações sobre dezenas de tipos de cerveja e indicando o copo ideal para consumi-las. De quebra, ainda ensina como degustar e harmonizar a bebida. Foi um sucesso imediato, inclusive em outros países, e alavancou ainda mais o já respeitado nome da empresa entre os fãs de cervejas especiais. Veja as versões para Android e Apple.
Tela inicial do App da Eisenbahn
Na Vermont, a linha de queijos e outros produtos especiais que estamos desenvolvendo dentro da Laticínios Pomerode, queremos transformar a marca em referência de cultura queijeira no Brasil. O Brand Utility, com toda certeza, será uma ferramenta importante para ajudar as pessoas a comprar, harmonizar e preservar queijos especiais.

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