Uma bicicleta não pedala sozinha

Daniel Fernandes

13 de março de 2014 | 07h38

Rafael Mambretti é sócio da Carbono Zero Courier
Hoje a pauta é sobre pessoas! Sempre quando damos entrevistas, apresentamos nossa empresa para potenciais clientes ou para investidores, deixamos claro uma coisa: nossa empresa é feita por gente. Afinal, a bicicleta não pedala sozinha, é preciso uma pessoa para movimentá-la.
Desde o dia da concepção da Carbono Zero Courier (explicado no primeiro post), sabíamos que surgiriam seguidores, ou seja, novas empresas com a mesma ideia e, sim, copiaram o que havíamos criado. Tudo bem, normal, isso pode ser usado a favor do mundo. Como? A medida que vamos ganhando notoriedade, mais somos vistos como referência. Se tivermos uma filosofia que valoriza o humano e o planeta, outras empresas também terão.
Foi assim que concebemos, junto com o Instituto Aromeiazero, a Oficina Para Formação de Ciclistas Entregadores, a OFCE. A primeira empresa no Brasil, no segmento de entregas expressas, a criar uma escola para formar mão de obra. Isso não só atende nossas necessidades, como cria toda uma nova forma de contribuir com o todo. Por exemplo, por que não formar jovens de periferia para que tenham oportunidade de um primeiro emprego fazendo algo que – com certeza – gostam?
As possibilidades são enormes! Um dos primeiros frutos dessa oficina confirmou o que escrevi no terceiro parágrafo: uma empresa que surgiu depois da gente e presta o mesmo tipo de serviço também “criou” algo similar.
Entender o que é estratégico para o seu negócio, criar soluções para suprir suas necessidades e, de quebra, contribuir ainda mais com a nossa sociedade, parece uma boa combinação, não?
Bons exemplos! Esses, sim, devem ser compartilhados, copiados e utilizados.
Até a próxima!
 

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.