PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Fique por dentro do cotidiano da pequena empresa como você nunca viu antes.

Opinião|Startup social de Paris anuncia coliving para famílias monoparentais

Destinada a famílias compostas por pais e mães-solo, iniciativa oferece moradia e serviços coletivos como babás, reforço escolar e assistência jurídica

Atualização:

Os negócios de impacto social estão em franca expansão não somente no Brasil, mas em diversos países. Pesquisadora ativa da temática, tenho encontrado iniciativas interessantes e criativas - empresas que têm como bússola a resolução de um problema que afeta as populações menos favorecidas.

Um exemplo recente que ganhou destaque na imprensa francesa é o da startup Commune, que anunciou a abertura, em 2023, de duas primeiras unidades de coliving voltadas a famílias monoparentais. A solução de habitação compartilhada é um empreendimento de Tara Heuzé-Sarmini e Ruben Petri.

A habitação é composta por um alojamento privado mobiliado e espaços compartilhados formados por cozinha e sala de jogos, entre outras áreas comuns. Foto: Unsplash/picsea

PUBLICIDADE

De acordo com dados do Institut National de la Statistique et des Études Économiques (INSEE) - órgão oficial responsável pela coleta, análise e publicação de dados socioeconômicos da França -, uma em cada quatro famílias no país é monoparental; em Île-de-France, a proporção sobe para um terço.

No dia a dia, essas famílias estão mais sujeitas à precariedade, comprometendo o futuro das crianças. Esse problema é o que a startup Commune pretende enfrentar com a oferta de habitação e serviços às famílias monoparentais; a estrutura permite uma economia de até 30% no orçamento desses pais e dessas mães-solo.

Em entrevista ao Les Echos, os empreendedores apontam o desejo de ajudar pais e mães-solo a organizar as finanças por um período de um a três anos; nesse tempo, o compartilhamento de habitação permitirá reduzir a carga mental e ajudará a encontrar equilíbrio para cuidar melhor das crianças. Na habitação, além do alojamento privado mobiliado, cada família - composta de pai ou mãe com até dois filhos - contará com espaços compartilhados formados por cozinha e sala de jogos, entre outras áreas comuns.

Publicidade

Estão previstas atividades de convívio e serviços coletivos como babá, reforço escolar, aulas de esporte, assistência jurídica, entre outros. O custo mensal será de 1.390 euros (com encargos e serviços incluídos) e deve beneficiar famílias com renda entre 35 mil e 55 mil euros. Recentemente a Commune foi uma das cinco startups selecionadas a integrar o Impact Program, iniciativa lançada pela Columbia Venture Community - uma comunidade de empreendedorismo associada à Columbia University.

O empreendimento está sendo viabilizado graças a um investimento de 1,5 milhão de euros feitos por investidores-anjo (Benjamin Abdi, cofundador da Lalilo; Olivier Bonnet, CTO da BlaBlaCar; Celine Lazorthes, cofundadora da Resilience Care; e Céline Orjubin, cofundadora da MyLittle Paris); family offices (Maison Julien & Kelly Dassault, empresa especializada no financiamento de negócios de impacto) e do Banco Público de Investimento. Atualmente, a Câmara Municipal de Paris está avaliando as candidaturas de famílias para ocuparem as unidades de Paris e Yvelines; cada uma deve acomodar cerca de 25 famílias.  

No site do negócio de impacto francês, a missão resume muito bem o intuito dos empreendedores: oferecer uma solução completa e acessível de habitação e serviços para que as famílias monoparentais possam viver, crescer e prosperar!

Opinião por Maure Pessanha
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.