Saiba como promover a expansão do seu negócio

Daniel Fernandes

13 de outubro de 2015 | 07h13

Para você que montou um negócio próprio, percebeu que é rentável e está pensando em expandir, temos algumas dicas que podem ser cruciais nesse processo.
A primeira condição é perceber se o seu negócio é realmente lucrativo. Avalie por dois anos a sua trajetória, mês a mês, faça uma análise comparativa e obtenha uma análise real de dois balanços com resultados positivos, avalie sazonalidades nas vendas e faça toda a gestão do fluxo de caixa.
Verifique as suas possibilidades de capital. Você tem a intenção de usar capital próprio para investir na sua expansão ou vai crescer por meio do lucro de cada unidade? Existe também a opção de expandir por meio de franquias. A franquia viabiliza a expansão de uma marca/negócio, sem necessidade de aporte de capital próprio, pois este investimento é feito pelo franqueado. Mas a grande vantagem da franquia é ter à frente deste negocio o próprio dono (franqueado). No caso de franquias, a receita da empresa franqueadora (detentora da marca) é  limitada a royalties e isso vai determinar o seu faturamento.
Depois disso, faça uma análise da franqueabilidade do seu negócio. Essa análise vai estimar o potencial de expansão do seu negócio, ou seja, quantas unidades é possível abrir em determinada região, de acordo com o potencial de consumo necessário para viabilizar cada nova loja. Contratar uma consultoria pode auxiliar nesse mapeamento. Quando pensei em expandir, a Celina Kochen Consultoria realizou essa pesquisa para o China in Box. Nessa analise,  foi possível estimar a média de faturamento de cada loja, a receita de royalties, a velocidade de expansão e a capacidade de implantação. Assim é possível ter uma estimativa para medir a sua receita.
Na primeira feira de franquia que participamos, em 1994,  a consultoria previu que conseguiríamos vender aproximadamente dez lojas. No entanto, vendemos 35, o que superou todas as expectativas, mas a projeção que eles fizeram foi importante para o nosso planejamento.
Outro ponto que considero importante é o franqueador integrar a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e participar das feiras que são promovidas pela entidade. A Associação é uma ótima fonte de informação e visitar as feiras amplia as oportunidades de networking. Outra dica é se inscrever para participar da pesquisa que a ABF faz com os franqueados: o Selo de Excelência em Franchising. Este Selo é concedido apenas às marcas e franqueadoras que forem bem avaliadas por seus franqueados, o que fortalece a confiança e dá maior credibilidade ao negócio.
Para se informar mais, a lei federal de franquias (8.955/94) rege esse mercado e assegura maior transparência entre as partes contratantes, além de regular a oferta da franquia para quem quer investir na condição de franqueado.
Outra informação relevante é fazer uma boa pesquisa da melhor região para estabelecer a sua marca. No China in Box começamos utilizando um mapa, que hoje é apenas uma relíquia em nosso escritório. O mapeamento era feito manualmente com alfinetes, caneta e fios. Era preciso dimensionar o tamanho da área, verificar as grandes avenidas nas proximidades e o limite geográfico natural de cada loja, assegurando o potencial de consumo necessário para sua viabilização. Nossa primeira unidade foi em Moema, que existe até hoje, sempre nos garantindo bons resultados graças a sua localização.
E por último, se você optou por fazer a expansão do seu negócio por franquias, esteja ciente de que será responsável por um projeto de vida (o seu) e também pelo projeto de vida de várias pessoas. Quando alguém decide adquirir uma franquia é porque acredita que, investindo nela, irá realizar os seus sonhos, então você, o dono da marca,  também é responsável pelo sucesso desse empreendedor. Faça uma boa seleção, tenha certeza que o seu negócio é rentável e ajude o franqueado a escolher a melhor área para implantar o negócio, para que ele possa se desenvolver e ganhar dinheiro.
Invista nessa parceria e o sucesso será uma consequência. Boa sorte!
Robinson Shiba é presidente do Grupo TrendFoods e fundador da rede China in Box

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