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Opinião|Quer empreender com franquia e não sabe como? Saiba por onde começar

A especialista em franchising Ana Vecchi começa hoje uma série especial com dicas para quem quer empreender com franquias - mas tem diversas dúvidas sobre o mercado

Atualização:

Você já deve ter ouvido algum médico ou advogado dizer que, quando vai a festas, sempre aparece alguém querendo um diagnóstico, uma solução ou dica para emagrecer, curar um "probleminha bobo""ou como negociar um contrato. O mesmo acontece comigo com relação à máxima: "Qual a melhor franquia, com menor investimento e que eu ganhe muito dinheiro, tipo assim, fique rico e... trabalhe pouco?"

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Pense! Se eu tivesse este conhecimento ou se esta possibilidade existisse, ao longo de 30 anos trabalhando neste mercado, criando negócios ou os estruturando para virarem franquias e franqueadoras, eu já teria centenas delas para mim! É engraçado imaginar que alguém possa acreditar que empreender seja assim tão simples e fácil, mas por outro lado é muito perigoso, pode acabar com toda a poupança de uma vida.

Se você quer empreender com franquias e tem dúvidas a respeito, vamos criar uma série a partir deste artigo e, semanalmente, vou trazendo informações para você poder analisar e fazer a melhor escolha. Se acha que sabe muito, é preciso ter certeza em que está investindo, antes de fazer qualquer cheque. Não se permita achar, tenha certeza e, para isso, estamos juntos. Vamos do macro até o micro aspecto para você ter conhecimento suficiente para se decidir e me contar!

Começando do conceito de franchising, que, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), é o sistema em que o franqueador autoriza um terceiro, o franqueado, a explorar os direitos de uso da marca, direitos de distribuição em um mercado definido, utilizar sistema de operação e gestão de um negócio de sucesso. É a estratégia para distribuição de produtos, serviços e para expansão territorial. União de interesses em que parceiros trabalham sob único sistema, buscam sucesso e lucro mútuo.

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Ter um negócio significa cuidar de tudo: contas a pagar, vendas, maquininhas etc. Foto: Gabriela Biló/Estadão

Isso quer dizer que, ao comprar uma franquia, você compra um sistema de gestão de um negócio de sucesso comprovado (você tem que pesquisar entre "o que dizem" e o que é fato fundamentado), do qual você vai poder fazer uso da marca conforme o franqueador determinar (porque a marca, registrada no INPI, pertence a ele ou à empresa franqueadora), comercializar produtos e/ou serviços pré-definidos, dentro de uma área ou território: cidade, bairro ou rua (um quadrilátero de ruas definido em volta do PDV), um Estado ou região do Brasil, shopping, galeria, em casa e da forma que o franqueador também autorizar (venda no PDV, na loja/quiosque e/ou delivery, e-commerce, ou outro modelo de negócio).

Você compra o know-how desse franqueador em todos estes aspectos iniciais, pois a partir da experiência dele é que ele poderá ensinar, orientar e determinar o que é bom você fazer e o que não dá certo, se feito da forma errada. Não há a menor chance de você aceitar um franqueador que lhe diga que ele é flexível e que vocês irão aprender juntos, que a vida é feita de erros e acertos, que estão juntos para enfrentar o mercado e construir esta história (que é a história dele) de aprendizado.

Há de se entender que um franqueador não determina regras simplesmente porque ele gosta de mandar ou é autoritário, mas porque ele já testou (quase) tudo o que é preciso para que o negócio atenda o consumidor a quem se destina. Então, resumindo, cabe ao franqueador desenvolver o negócio: produtos, serviços e sistema de gestão, estabelecer procedimentos padronizados e normas de condução e gestão da franquia, selecionar e capacitar os franqueados ao comprarem as franquias e ao longo da vigência de contrato, autorizar o uso da marca e do sistema, apoiar e orientar toda a rede, constantemente.

É por tudo isso que a ideia de comprar uma franquia atraia você e grande parte dos empreendedores. Sendo franquia, cabe ao franqueado acatar as regras pré-definidas - até que tenha domínio da operação e possa questioná-las ou propor algo melhor para sua região, fazer uso do conhecimento da equipe da franqueadora para aprender e melhorar continuamente, explorando da melhor forma um determinado mercado, até que possa contribuir para o aperfeiçoamento do sistema como um todo. Cada franqueado que colabora e pensa em economia compartilhada também é beneficiado por outros franqueados.

Mais um aspecto importante, ao analisar a possibilidade de se tornar um franqueado, é ter claras as expectativas sobre o negócio próprio, o que isso significará em sua vida a partir do momento em que assinar um contrato empresarial de franquia, qual o nível de dedicação pretendido, quanto está disposto a aprender e assumir que todo negócio tem riscos. Reflita sobre isso.

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Mesmo que você tenha trabalhado muito até então, ao ter um negócio verá que nunca terá trabalhado tanto, será responsável por contas a pagar, receber, folha de pagamento, maquininha de cartão, compras, vendas e tudo mais que talvez você ainda não faça ideia. Por isso, um excelente franqueador faz toda a diferença.

No próximo artigo, vamos falar sobre os tipos de franquias, o que elas requerem (investimento, dedicação, equipe) e ofertam como benefícios. Até a próxima semana!

Ana Vecchi é consultora de empresas, CEO na Ana Vecchi Business Consulting, professora universitária e de MBAs, pós-graduada em marketing e com MBA em varejo e franquias. Atua no franchising há 28 anos em inteligência na criação e na expansão de negócios em rede.

Opinião por Ana Vecchi
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