Quando o problema vira inovação. A história do brigadeiro de pistache

Daniel Fernandes

03 de abril de 2013 | 06h33


Improviso ajudou a deixar receita mais saborosa


Contratempos acontecem. Quando ocorrem na vida pessoal, quase sempre é possível tentar achar uma solução, contar com o bom coração e se desdobrar em dois para resolver . Porém, saindo da esfera particular, a situação fica delicada. Em uma empresa, independentemente do porte, um problema que surge pode desencadear uma crise. Principalmente se a qualidade do produto ou serviço oferecido está em risco.
Lidar com as surpresas desagradáveis de forma eficiente e sem riscos nem sempre é possível. Em casos assim, cabe ao empreendedor improvisar uma solução. Essa foi a estratégia usada por Juliana Motter diante da materialização de um problemão dos grandes na Maria Brigadeiro tempos atrás.
“Tínhamos uma encomenda grande de brigadeiros de pistache para entregar no sábado. Na quarta-feira o meu fornecedor ligou para avisar que a entrega da semana não agradaria. O pistache torrado que comprávamos, ele explicou, estava com um aspecto amarelado por causa da entresafra e não tínhamos o suficiente para aquela encomenda”, conta.
Desespero e frio na barriga à parte, o jeito foi improvisar para cumprir a entrega sem descuidar da qualidade do produto que, se feito com aquela remessa de pistache, teria aparência e o sabor alterado. “A única opção que eu tinha era aceitar do fornecedor aquele pistache torrado ou então testar um (pistache) verde, que não trabalhávamos e que não tínhamos a garantia de que ficaria bom”, conta.
O salto no escuro funcionou. A receita não só agradou a cliente, como também Juliana. Desde então, a Maria Brigadeiro passou a utilizar a outra variação do ingrediente. “As vezes, no meio de um problema aparentemente sem solução, você consegue encontrar uma saída criativa e, no nosso caso, que ofereceu um ganho ao brigadeiro de pistache, um dos mais vendidos na loja”, finaliza.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: