Quais são os pontos críticos que tornam uma empresa competitiva?

Quais são os pontos críticos que tornam uma empresa competitiva?

Entender onde se quer chegar e quais os recursos necessários para isso leva o empreendedor a enfrentar pontos críticos como planejamento e preparação de equipe

Estadão

19 de fevereiro de 2020 | 15h18

Por Claudia Aparecida Brisolla de Barros, consultora do Sebrae-SP

É muito comum empresários de pequenas empresas se dedicarem exclusivamente à operação do seu negócio e muita das vezes não darem ênfase a práticas de gestão importantes para manter a sua empresa competitiva no mercado. Neste caso, diferentes patamares de resultados são alcançados, bons e ruins, independentemente de sua vinculação aos objetivos empresariais, mesmo porque isso não foi pensado. A pergunta que se faz é: esse resultado pode ser modificado e é adequado às expectativas das partes interessadas?

Para atingir um resultado determinado, o primeiro passo é saber qual é o resultado pretendido. Parece óbvio, mas na prática podemos observar que muitas das vezes isso não está claro para o empresário e para a sua equipe, muito menos quais são os caminhos e as ferramentas que a empresa pode usar para tornar mais previsível o aproveitamento das oportunidades do negócio e de suas forças.

Sendo assim, se você se encaixa neste perfil de empresário, cabe uma reflexão de uma possível implantação de mudança em sua gestão visando a adoção de tais práticas. Priorize tornar e manter a sua empresa competitiva e, com isso, melhore pontos relevantes para o enfrentamento de concorrentes, busca por clientes e participação no mercado (market share).

É interessante que a equipe participe da construção do planejamento estratégico. Foto: Pixabay

Vamos aos pontos críticos para uma empresa desenvolver diferenciais competitivos: planejamento estratégico, preparação da equipe e conhecimento sobre o cliente. Alguém poderia questionar: a inovação também não seria um ponto crítico? A minha resposta é: a inovação é uma estratégia da empresa e é no planejamento estratégico que isso seria evidenciado.

Assim como diversos outros pontos relacionados às pessoas, marketing e vendas são importantes e constituem elementos de um sistema de recursos que precisa ser combinados para gerar esse diferencial. O avanço destes pontos críticos permite uma maior aptidão da empresa para se destacar no mercado, trazendo benefícios como: crescimento, redução da perda de tempo e foco, aumento da produtividade, rentabilidade, atração e retenção de talentos.

Qualquer empresa pode desenvolver diferenciais competitivos. Descubra onde você quer chegar, até onde é possível chegar, os recursos necessários e empreenda!