Publicidade: elemento essencial para o sucesso de um negócio online

Daniel Fernandes

23 de novembro de 2016 | 11h12

Muitos empreendedores escolhem o varejo online para realizar seus negócios atraídos pelas facilidades dessa plataforma. De fato, abrir uma loja online custa muito menos do que abrir uma loja física. Porém, não dá para se iludir achando que não será necessário realizar investimentos. Para garantir o sucesso do negócio, além de ter uma estrutura tecnológica de qualidade – o que dá fluidez à navegação no site e permite a correta gestão do back-office – é preciso investir em publicidade. Não basta abrir a loja online, é necessário levar o consumidor até ela. E, nesse quesito, são válidos os investimentos tanto na publicidade online como na offline.
No caso online, principal foco de investimento e de retorno para o e-commerce, as alternativas vão desde banners em portais de conteúdo, sites de marketplaces com boa audiência até links patrocinados em sites de busca. Hoje em dia também há tecnologia disponível para encontrar o consumidor certo na hora certa. Além disso, estar presente nas redes sociais é fundamental. Há diversas agências especializadas na criação e gerenciamento de campanhas online para pequenos empresários com preços acessíveis e com nível de serviço profissional.
O e-mail marketing é outra ferramenta extremamente eficiente quando enviada para a base de usuários do site de forma segmentada. Ao invés de disparar e-mail de ofertas para todos os clientes que já compraram, é importante selecionar aqueles que adquiriram um produto específico no último mês e enviar a oferta de outro complementar. É isso que faz a diferença entre um e-mail relevante ou simplesmente um spam. E, claro, é fundamental ter a autorização prévia dos clientes para o envio desse tipo de e-mail.
Segundo dados da pesquisa Digital AdSpending, realizada pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) e pela comScore, empresa de pesquisa, a publicidade online movimentou mais de R$9,3 bilhões no Brasil em 2015 e a previsão para este ano é de 12% de crescimento, chegando a R$ 10,4 bilhões. Esse levantamento também mostrou que o segmento de search e classificados é o responsável pelo maior volume de verbas publicitárias (com R$ 5,1 bilhões), seguido por display e redes sociais (R$ 3,1 bilhões) e vídeo (R$ 1,038 bilhão).
As datas comemorativas são excelentes momentos para investir em publicidade. Um exemplo é a Black Friday, uma das principais datas sazonais do e-commerce que, neste ano, será realizada na próxima sexta-feira, 25 de novembro.

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, você pode conferir algumas dicas para otimizar suas vendas durante este período, que precede a última grande data comercial do ano, o Natal. Prepare-se bem e boas vendas!
Stelleo Tolda é COO (Chief Operating Officer) e co-fundador do Mercado Livre.

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