Professor será analista do blog e vai 'ensinar' como empreender

Daniel Fernandes

07 de dezembro de 2012 | 07h59

Marcelo tem experiência no assunto
Empreender, por definição, significa se aventurar na realização de coisas difíceis e fora do comum. Significa também ser ativo e arrojado. Na prática, seu sentido é ainda mais complexo e diverso. Principalmente no segmento empresarial. Nesta área, empreender significa correr fora da curva, fazer o que ninguém fez antes, inovar. Características essas que podem potencializar o rendimento de um negócio se incorporadas na rotina da empresa ou, se preteridas, podem provocar até mesmo a sua ruína.
É neste território, onde não há fórmulas prontas e nem receitas milagrosas de sucesso, que Marcelo Nakagawa, 41 anos, gosta de transitar. Professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, Nakagawa acumula mais de 13 anos de experiência no tema. Sua afinidade com o assunto se iniciou quando ele teve o primeiro contato com capital de risco. A experiência serviu como o primeiro empurrão para o professor vislumbrar as múltiplas facetas do assunto. E, a partir da próxima semana, sempre às sexta-feira, ele assumirá o papel de analista no Blog do Empreendedor.
::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::

O professor reunirá os principais temas expostos no decorrer da semana pelos empresários e apontará, sempre na sexta-feira, quais ensinamentos podem ser depreendidos daqueles relatos.
“É uma experiência única, muito inovadora. O blog trará histórias de dentro das empresas e de vários segmentos distintos. O leitor vai conhecer de verdade como é a realidade. Cabe a mim traduzir o conhecimento desse universo que é tão amplo de forma didática” , explica.
Marcelo Nakagawa  tem mais de 20 anos de experiência como executivo nos segmentos bancário, de consultoria estratégica, de venture capital, inovação e private equity e como professor de empreendedorismo e inovação nas principais escolas de negócio de São Paulo.
Nakagawa também é mentor da Endeavor e da Artemísia, vice-presidente da Amcham no comitê Business in Growth (BIG) e membro do conselho consultivo da Anjos do Brasil. Incansável, o professor é ainda autor do livro Plano de Negócio: Teoria Geral (Manole, 2011) e coautor dos livros Engenharia Econômica e Finanças (Elsevier, 2009) e Sustentabilidade e Produção: Teoria e Prática para uma Gestão Sustentável (Atlas, 2012). Mas, principalmente, é um apaixonado pelo tema. “Percebi que eu seria muito mais útil ensinando sobre empreendedorismo do que aplicando todo esse conhecimento só para mim”, finaliza.
Quem vai participar:

Segunda-feira: Pedro Chiamulera
Fundador da ClearSale, empresa que combate fraudes na internet.
Terça-feira: Renato Steinberg
Ao lado do sócio, Flávio Pripas, ele criou o Fashion.me, primeira rede social de moda do mundo.
Quarta-feira: Juliana Motter
Ela criou um dos negócios mais originais do País atualmente, a loja Maria Brigadeiro.
Quinta-feira: Adriane Silveira
Ela começou faz pouco tempo a empreender. Mas a Nanny Dog ganhou espaço por conta do serviço de babá para cães que a empresária oferece aos interessados.
Sexta-feira: Marcelo Nakagawa
Ele atua como coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper. Ele será responsável pela análise dos assuntos mais comentados na semana pela equipe de empresários.
 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.