Por Felipe Chiconato, consultor do Sebrae-SP
Se você é daqueles empreendedores que acham que precificar algo é apenas realizar uma conta matemática, tome muito cuidado, pois está cometendo um grande erro.
Precificação é uma ferramenta que vai refletir toda sua estratégia de negócio, de marketing e até mesmo de momentos pontuais que podem repercutir em descontinuidade ou degustação de produtos e serviços.
Entender isso e fazer do preço uma ferramenta (e não um inimigo do seu negócio) é fundamental para o seu crescimento e a perpetuidade do seu negócio.

As estratégias de precificação são essenciais para aumentar a eficiência comercial e ganhar a confiança dos clientes. Foto: Unsplash/@jasongoodman_youxventures
Para precificar, é preciso levar em conta três pilares:
- Financeiro: parece meio óbvio, mas não se deve vender nada por menos do que o produto ou serviço lhe custa, então podemos dizer que este pilar nos dá o preço mínimo.
- Estratégico: é sobre o posicionamento do seu negócio no mercado. Como você quer trabalhar este produto ou serviço? Será um produto “isca”, “vaca leiteira”, premium, em fim de ciclo, modinha – como você quer que ele seja visto? Lembrando que pode ter uma estratégia para o produto e ao mesmo tempo cruzar com a estratégia do negócio de forma mais ampla.
- Marketing: qual a percepção de valor do seu cliente sobre o seu produto ou serviço? Quem é seu cliente? Como maximizar valor, ou até mesmo como despertar nele o desejo?
Não existe uma regra sobre a estratégia geral de preço, porém as mais comuns são:
- Margem alta e giro alto: estratégia que normalmente acontece com produtos modinha, tipo as paleterias (de picolés)
- Margem alta e giro baixo: normalmente utilizada em produtos premium, que não possuem grande capacidade de absorção no mercado/produção
- Margem baixa e giro alto: muito comum em negócios de baixo valor agregado, onde o foco é a venda volumosa, no atacado. Bem utilizada para produtos iscas
- Margem baixa e giro baixo: estratégia de descontinuidade, tendência de extinção de produto e negócio
Por isso, levar em consideração todos esses pontos acima é fundamental na hora de traçar sua estratégia de precificação.