Os empreendedores precisam se ajudar. Simples assim!

Daniel Fernandes

19 de fevereiro de 2013 | 06h31

Conheça os benefícios de se criar uma rede do bem

Quando a gente menos espera, aparece um padrinho. São pessoas que se apaixonam pelo projeto da sua empresa e querem ajudar por ajudar. Geralmente, são pessoas com muitos contatos e podem colocar você em contato com o nome certo para você fechar aquela parceria, conquistar aquele cliente ou entrar naquele mercado.
Todo mundo abre as portas para ela porque, de uma forma ou de outra, ela já ajudou todo mundo. Eu procuro fazer a minha parte no Fashion.me. Não é raro conhecer algum empreendedor que está começando e ele pedir uma ajuda para dar o pontapé inicial.
Na medida do possível tento ajudar. O que eu ganho com isto? Nada e muita coisa. Se formos para o lado extremamente racional, pode-se dizer, inclusive, que isto me custa alguma coisa. Eu gasto parte do meu tempo e dos meus recursos para ajudar alguém. E poderia usar esse tempo no meu negócio.
Por outro lado, eu abro uma oportunidade. Não dá para saber onde esta empresa que está começando vai parar e um dia eu posso precisar de uma ajuda. Não dá para saber quem esta pessoa conhece e como ela pode me ajudar, mas eu tenho certeza que esse empreendedor vai lembrar de mim se eu precisar.
Eu e o meu sócio , o Flavio, levamos a ajuda ao limite. Ajudamos, inclusive, pessoas que estão no mesmo espaço e podem competir com a gente. Alguém vai ajudar este cara. E é melhor que seja eu – um competidor, geralmente, pode ser um ótimo parceiro em um mercado que ainda está começando. Os dois juntos têm mais força para abrir o mercado.
Alguns dos melhores negócios que já fizemos nasceu desses padrinhos ou de pessoas que ajudamos no passado. É o caso do nosso aplicativo para iPhone, que acabou de ser lançado. Estávamos ajudando uma empresa que acabou virando a nossa fornecedora para desenvolver o app.
Quando você está entrando em um outro mercado, como estamos agora, conhecer gente que se apaixona pelo seu projeto, e é bem conectada, se torna ainda mais importante. Ele pode abrir portas que você ia demorar muito tempo para abrir. Ajude as outras empresas e o mundo conspira para ajudar a sua.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: