O Jedi e o Empreendedor

Daniel Fernandes

18 de dezembro de 2017 | 09h47


Longa é a jornada do empreendedor. Difícil ela é, desistir você não deve.
Sou fascinado pela saga Star Wars, e desde criança tenho absorvido aprendizados e valores de vida nesses filmes, sendo assunto recorrente em casa e com as amizades, mesmo depois de tantos anos, e até já foi assunto meu de uma trilogia do Blog do Empreendedor, um par de anos atrás:
1.     Star Wars e o Surgimento do Empreendedor
2.     Star Wars e a Formação de Equipe
3.     Star Wars para Empreendedores – Manual de Uso
Como fã nerd, assisti a primeira sessão d’Os Últimos Jedi – muitas emoções, filme eletrizante –  e saí do cinema pensando em como esta fantasia estelar tem a capacidade de nos inspirar continuamente ao longo dos anos, no “uso da força” interior, com os aprendizados de Mestre Yoda (faça ou não faça, tentativa não há), e na busca de seguir seus sonhos e cumprir seu destino.
Duas lições d’Os Últimos Jedi:
– Junte um time de gente capaz. É recorrente nos filmes de Star Wars. Quando Rey aparece pela primeira vez no filme O Despertar da Força, ela estava sozinha num planeta perdido. Ao longo do filme ela vai se aliando a pessoas que formam um time leal e de características complementares, como BB8 e Finn. Assim como Luke fez no filme que lançou a série, formando o time clássico com a Princesa Leia, Han Solo, Chewbacca, R2D2 e C3PO.
– Encontre um mentor que possa te ajudar a chegar no próximo nível. A importância dos mentores em Star Wars é evidente, e no Os Últimos Jedi, quem finalmente assume a mentoria de Rey é o próprio Luke. Mesmo que os mentores que encontramos no dia a dia não sejam Jedi ou não tenham superpoderes, mesmo assim eles têm – no mínimo – 2 características: experiência (de vida e/ou de negócios) e vontade de passar o conhecimento adiante. Um mentor pode ajudar a entender os momentos difíceis e provocar a força interior.
Que a força esteja com você, empreendedor Jedi.
Ivan Primo Bornes – empreendedor e fundador da rede de rotisserias Pastifício Primo (www.pastificioprimo.com.brivan.primo@pastificioprimo.com.br

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: