Não se deixe enganar na maior Feira de Franquias

Daniel Fernandes

21 de junho de 2018 | 11h47


Vamos continuar nos preparando para a Franchising Expo, com o objetivo de conhecer, analisar e avaliar as melhores oportunidades de negócios para cada visitante. Importante lembrar que, um bom negócio para mim, talvez não seja tão bom para você e pode ser péssimo para um terceiro.
Uma feira de negócios é como um shopping center de marcas onde os stands são vitrines e as pessoas dentro deles são vendedoras de um produto: franquia, ou seja estão vendendo um business que é mais do que a venda de roupas, cursos, comida, acessórios, serviços de limpeza e manutenção predial ou cosméticos.
Falo isso porque muitas vezes vemos nas propagandas de franquias, o produto que a loja franqueada vende, como uma arara com roupas. Mas, o futuro franqueado vai comprar o conceito de negócio daquela marca, o modelo de gestão, o sistema gerencial, o estoque (lojas físicas), o mobiliários, equipamentos e utensílios, contratar pessoas para trabalhar na unidade.
Este shopping center de negócios está se preparando para receber milhares de pessoas, curiosas ou ansiosas por conhecer aquele que pode ser o negócio de suas vidas.
Vamos às dicas:
1. Visite o site www.abfexpo.com.br e estude o que será este evento, os expositores, os temas das palestras na Arena do Conhecimento, quais serão as atrações, baixe o app no seu smartphone. Invista tempo neste estudo
2. Veja o mapa da Expo e marque as marcas que você considera interessantes como investimento.  Link para o mapa:


3. Monte um roteiro de visitas em que você ganhe tempo, não se canse indo e vindo perdidamente pelos corredores e foque em seu interesse em investir. Você precisa estar tranquil@ e descansad@ para estar mais atent@.
4. Resista em não ficar parando em tudo quanto é stand, porque achou algo que lhe chamou atenção. Este momento virá: anote as segundas opções de negócios que você se interessou, ao longo da visita.
5. Divida seu tempo entre as visitas aos stands e breves reuniões com as equipes dos franqueadores e as palestras que você irá assistir, pois elas orientam muito bem sobre o Franchising em muitos aspectos.
6. Feito isso, vem o momento das segundas opções de visitas, com a mesma atenção da 1ª rodada. A cada visita, faça suas anotações de percepção de valor e qualidade sobre aquele marca, o negócio em si, postura profissional da equipe, forma de atendimento, nível de informações.
7. Para ir preparad@ no detalhe das perguntas e observações, recomendo um livro: Checklist Minha Franquia, do José Rubens Oliva Rodrigues, com mais de 200 perguntas que você deve escolher para sanar suas dúvidas durante e depois da Expo, no contato com os Franqueadores.
Segue o link do Clube de Autores, onde você pode encontrar o livro:
https://www.clubedeautores.com.br/book/209608–Checklist_Minha_Franquia#.WyFYPFMvyRs
Ou faça contato com o próprio José Rubens, que ele deve ter um livro esperando por você José Rubens, que ele deve ter um livro esperando por você.
8. Após as visitas qualificadas – aquelas que você se preparou para fazer e analisar oportunidades reais de negócios para você, vá passear e curtir as delícias da Expo: degustações, praça de alimentação, conhecer mais novidades e pessoas, encontrar conhecidos pelos corredores e perguntar “O que você está fazendo aqui?? Que coincidência!”
9. Cuidado com os notebooks, IPADs e celulares em cima das mesas, para não esquecer e/ou ninguém se confundir e levar algo seu embora, se é que me entende.
10. O Pós feira é tão, ou mais importante, que o contato durante o evento: organize os cartões e folders, faça um resumo de suas percepções e observe o comportamento/cuidado das empresas com você: se farão contato, enviarão material sobre a franquia, se te chamarão para a primeira reunião, convidarão para conhecer uma unidade em operação e por aí vai o possível ingresso de Franchising como negócio em sua vida.
Prepare-se para o melhor, sendo criterios@, cuidados@ e com coragem de empreender com a mais acertada das escolhas que, só será feita no mínimo, após 5 contatos diretos com o franqueador, sua equipe e franqueados atuando.  Bons negócios!
Ana Vecchi é professora e pedagoga pela PUC-São Paulo, com especializações em administração de marketing pela Fundação Getúlio Vargas (SP), planejamento estratégico de marketing pela ESPM e MBA em varejo e franquias FIA/PROVAR. É professora universitária, instrutora e palestrante em associações e universidades. Co-autora do livro A Nova Era do Franchising.

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