Mais do que um único foco

Daniel Fernandes

27 de maio de 2015 | 07h51


“É fundamental ter foco”. Esta frase é frequentemente dita e ouvida por empreendedores. Muitas pessoas, quando começam a empreender, querem logo criar mil projetos diferentes, mas esbarram nesta ‘máxima’ de que é preciso focar em uma coisa só. Essa afirmação é verdadeira em partes. Ao mesmo tempo em que é importante ter foco, é fundamental manter os olhos e a mente abertos para novas oportunidades que surgem no meio do caminho.
Se levada ao pé da letra, a frase pode impedir o surgimento de novos produtos e acaba limitando a criatividade e a inovação. Sabendo disso, fui buscar uma empresa que possua milhares de produtos e ainda assim consiga administrá-los. Ano passado tive a oportunidade de visitar a sede da 3M, em Minnesota. A 3M é uma companhia de tecnologia global e diversificada, fundada em 1902 nos Estados Unidos. Hoje, ela possui cerca de 80 mil produtos que estão presentes em quase 200 países e faturamento anual de US$ 30 bilhões.

Esses números só foram possíveis de serem alcançados porque a empresa usou a tecnologia e inovação a seu favor para criar uma estrutura que permite esta gama enorme de produtos e porque sua cultura permite que os funcionários criem e desenvolvam coisas novas. Embora sejam milhares de produtos, eles se dividem em cinco mercados: Mercado Consumidor, Eletrônicos e Energia, Saúde, Industrial e Segurança e Gráficos.
Além disso, a empresa também possui uma tabela periódica das tecnologias da 3M, mais precisamente com 46 tecnologias. Ou seja, são essas 46 tecnologias diferentes que dão origem aos 80 mil produtos da empresa. A partir de uma tecnologia, eles criam uma infinidade de processos e, dessa forma, conseguem inovar utilizando o que já existe. A cultura da 3M também é um fator determinante.
A empresa permite que seus funcionários levem adiante um projeto que aparentemente, ou inicialmente, seria considerado errado. Ou seja, a pessoa é livre para criar coisas diferentes e seguir com um projeto que não era o foco inicial. Graças a essa cultura vários produtos surgiram, entre eles o Post-it.
Uma frase que resume bem a filosofia da empresa e que está estampada em sua porta é simples e objetiva: “Contrate bons funcionários e deixe-os em paz”. Além de fazer questão de investir nos seus colaboradores e oferecer a eles um ambiente propício para a criatividade, a norte-americana 3M nos mostra o quanto é possível inovar usando tecnologias já existentes e como não vale a pena nos acomodar em um só projeto quando outras possibilidade existem.

Tudo o que sabemos sobre:

Bel PesceBlog do EmpreendedorEstadão PME

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.