Leve sempre seu guarda-chuva

Daniel Fernandes

26 de outubro de 2015 | 06h08

Você já parou para pensar em como agir quando uma crise econômica afeta o seu país e consequentemente o seu negócio? É importante levar sempre seu guarda-chuva e se preparar, de diversas maneiras, para quando a chuva ou esse momento conturbado chegar. Eu gostaria de dividir algumas experiências que foram um aprendizado muito grande para todos da nossa rede. Projetando um ano difícil e conturbado para o Brasil, a estratégia que adotamos internamente foi se antecipar, prevenir e buscar a inovação nos negócios da empresa. Orientar e conduzir os franqueados foram os primeiros passos.
Nosso primeiro insight veio de uma de nossas franqueadas. Ela nos contou que estava participando de um curso de coaching e que todo esse processo proporcionou grandes mudanças pessoais e, principalmente, em seus negócios. E de fato, foi perceptível visualizar suas mudanças: positivas e de forma efetiva e acelerada, tanto em sua maneira de se relacionar, quanto no propósito de alcançar suas metas assertiva e objetivamente. Era exatamente isso que buscávamos para os nossos franqueados: um mix de recursos que produzisse mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo.
Durante todo o ano de 2014, todos os franqueados participaram de um coaching, com a finalidade de se preparar e amadurecer para o momento difícil que seria o ano de 2015. O programa foi financiado pela própria TrendFoods, com intuito de incentivar a presença e a interação de todos os franqueados. Tudo começou com o mapeamento das lojas. Os franqueados foram divididos por grupos de acordo com suas características de negócio. Queríamos evolução e resultados, mas para isso seria necessária uma dedicação de corpo e alma por parte de todos. O programa em si era muito interessante, mas sem a colaboração e envolvimento dos participantes não teria sido possível.
O resultado foi animador! A rede obteve crescimento e aproveitamento de 60% no ano de 2014, como consequência do curso e do engajamento por parte dos franqueados.
Com a rede mais bem preparada e exigente, estamos oferecendo em 2015 um Curso de Gestão de Resultados, que funciona por adesão, com início nos próximos meses. Com organização da IDE BRASIL, o treinamento terá duração de seis meses.  O objetivo é dar ao grupo uma visão voltada a resultados e compartilhar conhecimentos de gestão com os empreendedores. Queremos construir ideias e estratégias baseadas no cenário atual em que vivemos. Esses são alguns do exemplos que utilizamos para  fazer da crise uma oportunidade de aprendizado.
Se você quer resultados diferentes,  você precisa, em primeiro lugar, fazer diferente. Quem gera resultado para os negócios são as pessoas envolvidas. Por isso, buscamos qualificar nossos franqueados para construir uma parceria de resultados prósperos para ambas as partes.
Robinson Shiba é presidente do Grupo TrendFoods e fundador da rede China in Box

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