Jovem não pode ter medo de empreender

Daniel Fernandes

23 de abril de 2013 | 08h51

Empresário dá recado para quem está começando

Ontem a noite eu estive no Insper em um evento com o colega de blog Marcelo Nakagawa falando sobre empreendedorismo para alunos de graduação. Um dos temas que mais apareceu no debate foi o medo de empreender.
Eu imagino como um aluno de graduação se sente. Entre escolher uma carreira em uma empresa com um salário fixo e responsabilidades bem definidas e criar o seu próprio negócio, sem nenhuma experiência de trabalho e provavelmente sem ganhar nada por algum tempo é de se ter medo sim.
Mas empreender assim que sair da escola pode ser uma vantagem também. Em primeiro lugar é provavelmente o momento da vida onde o estudante não tem nenhuma grande dívida e não tem grandes custos para se sustentar. Muitos ainda moram com os pais, são solteiros e não tem filhos e podem se dar ao luxo de ficar alguns meses sem receber.
Além disso, quando você é mais jovem, ficar dois anos fora do mercado de trabalho, para tentar montar a sua própria empresa, não é o fim do mundo. Muito provavelmente, se ele for voltar ao mercado de trabalho porque a sua empreitada não deu certo, ele vai conseguir emprego e muitas empresas ainda vão gostar do fato dele ter tentado empreender.
Fazer uma empresa do zero é uma coisa que demanda muita energia, você acaba trabalhando mais horas do que em um emprego comum, fazendo coisas que geralmente outra pessoa em uma empresa faria e exige muita criatividade para resolver os problemas de formas não tradicionais.
Que momento melhor para gastar toda essa energia do que quando você é jovem e tem essa disposição para fazer. O contra-ponto é que sem ter experiência em uma empresa e sendo jovem, falta maturidade. Ele vai bater a cabeça com coisas que a pessoa que já teve uma experiência não bateria, é mais difícil saber o que funciona no mundo corporativo sem ter participado dele, principalmente se a sua empresa for B2B.
Empreender é uma escolha de carreira, e se você decidiu que é esta vida que você quer para você, então quanto mais cedo você começar, melhor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.