Já abri minha empresa no meio da crise

Daniel Fernandes

16 de setembro de 2015 | 07h14


Em 2013 foram abertas aproximadamente 500 mil micro e pequenas empresas no Brasil. Tenho certeza que este ano o numero deve cair muito, pois o noticiário não ajuda nada a motivar novos empreendedores a arriscarem abrir seu próprio negócio. Só se fala em crise, as pessoas preferem “esperar” as coisas melhorarem para investirem seu dinheiro.
Não pensei assim.
Vejo a crise como uma oportunidade de poder fazer diferente. Eu e meus sócios nos perguntamos, além de todo o diferencial em produto, estilo, qualidade, o que poderíamos resolver para os nossos clientes hoje e chegamos a conclusão que teremos como objetivo também conseguir o melhor preço em seus uniformes.
As empresas estão revendo os seus orçamentos e com certeza buscarão fornecedores parceiros neste momento de crise. Temos certeza que não conseguiremos cobrir todas as concorrências, pois infelizmente a maior parte das micro e pequenas empresas NÃO SABEM formar preço corretamente, mas garanto que comparando laranja com laranja seremos muito competitivos no nosso preço final.
Sobre a abertura da empresa, estou impressionado com quantos itens são necessários você levantar para abrir corretamente uma empresa. Voltando ao meu objetivo inicial, quando pensei em montar uma certificação para ajudar as empresas a não quebrarem, nunca imaginei que abriria a MINHA NOVA EMPRESA, o objetivo era somente poder ajudar os outros a abrirem seu negocio corretamente.
Mas já que o universo me trouxe esta situação e oportunidade, estou abraçando de todo o coração e com muita garra, muita vontade de fazer o negocio dar certo! É muito engraçado poder comparar tudo que estou fazendo para abrir uma empresa de primeiro mundo, auditável, comparado ao que fiz há 20 anos  quando comecei como Empreendedor.
Literalmente eu não sabia 1% do que sei hoje e é muito engraçado que eu achava que sabia tudo, que seria muito fácil montar o negócio e dar certo. Acho que este é um dos pontos que vale ser colocado: a maior parte das pessoas quando sai da faculdade, e eu me incluo nelas, acha que já será contratada como diretora de empresa ou será mega empresário em 1 ano e isso não é verdade.
Tem que ter muita humildade para aprender, tem que ter a mente aberta para o novo. Por isso, antes de continuar as etapas que estou implementando em minha nova empresa, gostaria de colocar as 11 regras atribuídas a Bill Gates na internet para uma vida melhor apresentadas por ele em uma formatura da universidade no sul da Califórnia.
Regra 1: A vida não é fácil. Acostume-se com isso.
Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa de útil por ele (o mundo) antes de aceitá-lo.
Regra 3: Você não vai ganhar vinte mil dólares por mês assim que sair da faculdade. Você não será vice-presidente de uma grande empresa, com um carrão e um telefone à sua disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e ter seu próprio telefone.
Regra 4: Se você acha que seu pai ou seu professor são rudes, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
Regra 5: Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seu avós tinham uma palavra diferente para isso. Eles chamavam isso de “oportunidade”.
Regra 6: Se você fracassar não ache que a culpa é de seus pais. Não lamente seus erros, aprenda com eles.
Regra 7: Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por terem de pagar suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então, antes de tentar salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente arrumar o seu próprio quarto.
Regra 8: Sua escola pode ter criado trabalhos em grupo, para melhorar suas notas e eliminar a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar para ficar de DP até acertar. Isso não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola está despedido… RUA! Faça certo da primeira vez.
Regra 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre férias de verão e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
Regra 10: Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
Regra 11: Seja legal com os CDF´s – aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.
Acho fantásticas essas “regras” de Bill Gates. Isso é realidade. Hoje, eu tenho certeza absoluta que quando sai da faculdade eu não sabia nada! Com todo o conhecimento adquirido nesses anos, todos os acertos e erros, este know how está me possibilitando montar o meu novo negocio com objetivos realistas e bem definidos, com um planejamento estratégico para os próximos 5 anos bem estruturado, planilhas, controles, gestão, me sinto muito mais seguro para dirigir o negocio, além de ter convidado um time de sócios de primeira linha.
Vale salientar também a importância dos escritórios de advocacia para que possam montar um excelente acordo de acionistas – eu não dava muito valor para isso e hoje eu dou! Tudo isso junto aumenta a possibilidade de sucesso de um novo negocio e com certeza nem 1% das empresas são abertas desta forma, as pessoas abrem de qualquer jeito e infelizmente terão qualquer resultado.
Seguem algumas informações que já levantei para que possam ter uma ideia do que tenho feito:
ESTUDO DE MERCADO: extremamente importante conseguir uma pesquisa de mercado da sua área para que possa ter uma ideia do tamanho do mercado, como ele é dividido, quais são as possibilidades de crescimento e percentuais de tipo de produto-clientes.
PIPELINE: faça um estudo profundo de quem poderá ser seu potencial cliente, qual o tamanho deles, qual o poder de compra, o quanto cada um poderá representar no seu faturamento, qual a temperatura do seu contato na empresa, use verde para ótima entrada, enorme chance de poder vender, amarelo para cliente com potencial, entrada moderada, e vermelho para cliente que existe, mas que seu contato é inicial, está em processo de abertura. Com um pipeline bem feito fica muito mais fácil definir seus objetivos de vendas.
DEFINIR OBJETIVOS DE VENDAS: havia definido com os sócios inicialmente as metas para os próximos 5 anos, 2016 até 2020, mas chegamos a conclusão que temos 3 meses ate o final deste ano e resolvemos nos desafiar em bater as metas de cobrir os nossos custos fixos. Tem que se desafiar todos os dias, garanto que aumenta a chance do negocio crescer e da mais vontade de fazer.
ESTUDOS DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO X CAPACIDADE PRODUTIVA: se você tiver espaço em sua capacidade produtiva, é melhor ganhar menos abaixando a sua margem de contribuição e gerando faturamento para cobrir uma parte dos custos fixos do que não fechar o negocio e ter que pagar todo o custo fixo. Este estudo é de extrema importância para o seu negocio, tenha as informações em mãos.
SALÁRIOS | CUSTOS FIXOS: fizemos um estudo da necessidade de contratação dividida em 3 fases do negocio, a introdução nos primeiros 3 meses, o inicio do crescimento no 1º semestre do próximo ano e de acordo com os resultados o que será investido no 2º semestre de 2016, sempre pensando no menor custo possível visto que seremos uma empresa low cost. Se preocupe muito com o investimento correto na hora correta, não adianta colocar alguém muito caro no inicio do negocio, pois você ainda não tem faturamento para cobrir, faça você mesmo, no inicio você terá que ter várias funções:
MATÉRIA PRIMA | TERCEIRIZADOS: da vontade de escrever cada tópico como sendo o principal do negócio, na verdade o sucesso é uma somatória de varias ações sendo feitas corretamente.  Uma compra bem feita possibilita uma vantagem competitiva perante os concorrentes. Há 3 meses chamei todos os meus fornecedores de tecidos e foi interessante perceber a diferença de preço que existe para itens iguais e similares. Cheguei a pegar diferença de 30% para o mesmo artigo. Este tipo de negociação é fundamental para o negócio, pois se você compra bem você pode vender melhor que o seu concorrente ou dividir uma parte do ganho aumentando a sua margem de contribuição.
Terceirizar a produção é uma decisão que tem que ser tomada com muita propriedade e com empresas sérias, profissionais que possam fabricar melhor que você. Tomem muito cuidado na terceirização, já perdi bastante dinheiro até encontrar esses parceiros corretos e felizmente hoje os tenho.
Quinzenalmente irei somando as ações que estou fazendo para o meu novo negocio. As pessoas que me conhecem mais próximas estão comentando sobre o meu elevado grau de motivação para este projeto,  mas vou abrir para vocês que coloquei inúmeras metas pessoais para que ele aconteça corretamente. Não estou medindo esforços, trabalhando até tarde todos os dias, finais de semana, quanto mais qualidade de informação eu tiver, melhor será a decisão com os meus sócios, aumentando o nível de assertividade.
Gosto muito de um livro que li pela primeira vez em 1992, com certeza foi um dos alicerces que me motivou a querer montar o meu próprio negocio, o nome é Universidade do Sucesso de Og Mandino, já li 4 vezes nesses 20 anos e comecei a ler pela 5ª vez agora, cada vez trazendo um novo aprendizado e novas formas de atuar no mundo.
Vou compartilhar com vocês uma lição de Charles Jones sobre COMO SE TORNAR AUTOMOTIVADO :
“Algumas pessoas perguntam qual o meu segredo para ficar motivado . Bem não o encontrei – ele me encontrou. Uma das minha realizações nos primeiros 5 anos em vendas foi uma produção semanal consecutiva. Isto significa que em nenhuma semana deixei de vender a apólice. Isto parece impressionante, mas não é inteiramente a verdade. A verdade mesmo é que acreditei nas metas, portanto, fiz um voto de que venderia uma apólice toda a semana ou compraria uma. Deixe-me dizer-lhe uma coisa, depois de ter comprado 22 apólices, comecei a ficar motivado! Não podia imaginar que um simples voto tivesse a maior influencia em meu trabalho pelo resto da vida. Pois, levado por aquele voto e pelo que me custou mantê-lo, comecei a aprender envolvimento e compromisso”.Voce tem 86.400 segundos por dia, o que esta fazendo com eles? O resultado da sua vida está em suas mãos, isso é o melhor de tudo !!!! Boa sorte !!!!
SERGIO BERTUCCI : MBA na vida de Empreendedor com muitos acertos e erros; já são 20 anos, quase quebrei 2 vezes, uma por falta de pedido e outra por um pedido muito grande. Sócio-fundador e Designer da BERTUCCI FASHION UNIFORMS, membro Internacional da ENDEAVOR, com muita vontade de poder ajudar os Empreendedores a fazerem direito e crescerem o seu negocio.
 
 

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