Franchising: quem é o dono disso tudo?

Daniel Fernandes

22 de agosto de 2017 | 09h01

Atuando no Franchising desde 89, participei do sistema no Brasil muito desde o início e outro tanto no exterior, desde então. Não há o que justifique, na verdade, a preguiça que eu estava em assistir o filme The Founder – A Fome do Poder, menos ainda com a empolgação de quem assistiu e, talvez, não conhecesse parte da trajetória da marca McDonald’s e os bastidores que transformaram a marca no gigantesco império alimentício no mundo.

Vale ressaltar os comentários, que ouvi de quem o assistiu (filme) sobre as questões éticas, de ego e de “moral e bons costumes”. Sobre ego, me parece que o Franchising é o sistema mais egóico em termos de negócios que conheço. Mais que moda, cosméticos ou clínicas estéticas. Esses setores criam produtos ou serviços para deixarem os outros mais bonitos, felizes e/ou sentindo-se melhor.
Já, o Franchising, reflete a marca de um dono criador de tudo “aquilo”. Quanto mais pontos de venda refletindo “aquela” marca, mais orgulhoso ele fica. É mais que dinheiro ou poder! É presença, percepção, imagem bonita aos olhos de quem vê e quer comprar – o negócio, a franquia. É a promessa do ser bem sucedido que os outros querem seguir e ter o mesmo sucesso.É o reflexo da materialização do sonho de ser empresário e poder compartilhar, dividir, somar e multiplicar!
Já pensou nisso? Quantas operações matemáticas e filosóficas existem na cabeça de um(a) franqueador(a)?? Ray Kroc tinha esta máquina calculadora com contas simultâneas e, mais que isso, uma fantástica visão de negócios.
Quanto à ética, moral e bons costumes, não nos cabe julgar. Não estávamos lá para ver e já está feito.Cabe, porém, analisar onde você se encaixaria nesta estória, quem você seria e que lição aprende nesta reflexão. O que você leva para sua vida pessoal e profissional.Eu sigo amando muito tudo isso!
Ana Vecchi é professora e pedagoga pela PUC-São Paulo, com especializações em administração de marketing pela Fundação Getúlio Vargas (SP), planejamento estratégico de marketing pela ESPM e MBA em varejo e franquias FIA/PROVAR. É professora universitária, instrutora e palestrante em associações e universidades. Co-autora do livro A Nova Era do Franchising.
 

Tudo o que sabemos sobre:

Blog do Empreendedor

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.