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Opinião|Empreender requer faro para detectar mudanças e habilidade para implementá-las

Para acompanhar mercado, empreendedor deve acompanhar tendências, ouvir clientes, planejar e engajar equipe, para fazer ajustes quando necessário, diz consultora do Sebrae-SP

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Atualização:

Por Esmeralda Queiroz da Cruz, consultora de negócios do Sebrae-SP

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A atividade empreendedora é cheia de desafios. É preciso entender o perfil do cliente, entender como organizar as atividades da empresa, como definir preços, como controlar o dinheiro dentro da empresa, como contratar e liderar sua equipe, entre outros tantos desafios diários.

Mas não é só isso. O empresário também precisa ficar atento às mudanças de mercado e suas oportunidades para promover os ajustes necessários em sua empresa garantindo que ela continue competitiva e saudável no futuro.

E aí está um grande problema. Muitas vezes o empresário está tão focado na gestão do dia a dia de sua empresa que não percebe que o cenário está mudando. Outras vezes, o empreendedor percebe as mudanças externas, mas acredita que são apenas modismos, que não precisa mudar nada em seu negócio. E, quando finalmente consegue reagir, é possível que seja tarde.

Outras vezes ainda o empresário percebe a necessidade de mudar, mas encontra dificuldades para implantar as modificações necessárias em sua empresa, porque de maneira geral a equipe tende a resistir às mudanças.

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Empreendedor deve ter clareza do que quer fazer e exatamente onde quer chegar. Foto: Pixabay

Mudar significa pensar de um jeito diferente, abordar clientes de uma maneira diferente, fazer coisas diferentes, fazer de jeitos diferentes etc. E isso quase sempre causa desconforto, pois as pessoas tendem a resistir à mudança de hábitos e se sentem inseguras. Apesar disso, o empresário deve permanecer firme em seu propósito e conduzir os processos de mudança que forem necessários para a sobrevivência e o sucesso de seu negócio.

Algumas dicas para facilitar os processos de mudança:

  1. Acompanhe as tendências. Participe das feiras e dos eventos relacionados ao seu negócio. Troque ideias com outros empresários do seu segmento. Mesmo que as novidades pareçam distantes, aos poucos os clientes vão começar a procurá-las, e você pode perder negócios se estiver desatualizado.
  2. Ouça seus clientes. As sugestões e críticas de seus clientes são indicadores importantes para que você possa decidir quais mudanças precisam ser feitas.
  3. Não esqueça de planejar. As mudanças no ambiente de trabalho costumam ser trabalhosas, e, se forem feitas sem planejamento, podem ser desastrosas. Não faça isso de um dia para o outro. Tenha clareza sobre o que vai ser feito e onde quer chegar. Dessa forma será mais fácil verificar se os objetivos estão sendo alcançados.
  4. Comunique sua equipe. A melhor forma de fazer de um processo de mudança na empresa com sucesso é permitir que a equipe saiba o que está sendo feito e quais os objetivos da mudança. A ansiedade e a resistência da equipe diminuem se as pessoas entendem o que está acontecendo.
  5. Incentive a participação da equipe. Na maioria dos casos, é possível estimular a participação da equipe na definição e no planejamento das mudanças na empresa. Isso de maneira geral resulta em processos de mudança mais eficazes, pois todas as pessoas estão envolvidas e engajadas. Defina os papéis e as contribuições que todos podem fazer ao processo de mudança, para que se sintam parte dessa construção.
  6. Faça testes e ajustes necessários. Muitas vezes é necessário experimentar por um tempo as mudanças que são implantadas no ambiente de trabalho e fazer ajustes antes de torná-las oficiais. Neste momento também é importante ouvir o que sua equipe tem a dizer, pois suas contribuições em geral são bastante relevantes.
  7. Treine sua equipe. Além de comunicar sua equipe sobre as mudanças, é necessário oferecer ações de treinamento, para que as pessoas se apropriem das novas formas de trabalho, fazendo com que as chances de sucesso aumentem.
  8. Comemore. A realização de mudanças de formas de atendimento, organização de trabalho, layout interno, sistemas etc., costuma gerar mais trabalho, estresse, inseguranças e outras situações desgastantes. Após finalizar um processo de mudança e quando a rotina de trabalho estiver estabilizada, comemore com sua equipe e reconheça o empenho e a contribuição de todos. Isso reforça o sentimento de equipe e deixa seu time mais comprometido para os próximos desafios.

E se for necessário diminuir a equipe?

É possível que as mudanças em sua empresa incluam a reorganização de fluxos de trabalho que resultem na diminuição da equipe. Essa é sempre uma situação complexa. Veja abaixo algumas dicas para essa situação:

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  • Verifique se é possível o aproveitamento das pessoas em outros processos de trabalho, antes de partir para a demissão.
  • Se a redução de sua equipe for inevitável, procure estabelecer critérios relacionados ao desempenho dos funcionários, para definir quem será demitido.
  • Após a demissão, reúna-se com toda a equipe, informe as razões de sua decisão, referindo-se sempre com respeito a quem saiu, e procure tranquilizar e estimular aqueles que ficaram, para que sigam entregando seus melhores resultados.

Os processos de mudança não têm fim. Sempre haverá uma oportunidade, uma novidade ou uma melhoria que poderá ser incorporada em seu negócio. Se em sua empresa você e sua equipe estiverem acostumados a entender as mudanças como oportunidades, os processos futuros tendem a ser mais tranquilos e eficazes.

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