Dez ideias para você roubar! Os novos pequenos negócios mais legais dos Estados Unidos

Daniel Fernandes

23 de janeiro de 2015 | 06h08

Marcelo Nakagawa é professor de empreendedorismo do Insper
Bons artistas copiam, grandes artistas roubam…. O autor da frase é Pablo Picasso, mas não saberemos se ele a criou, copiou ou roubou de alguém. O fato é que nada é criado do nada. É preciso cruzar ideias, misturá-las, colocá-las em um novo contexto para termos… novas ideias. Vale para todas as ideias, inclusive as de novos negócios para empreender.
Conhece a sandália Melissa? Foi copiada. No final da década de 1970, os irmãos Pedro e Alexandre Grendene passavam férias na Riviera Francesa, quando notaram que os pescadores locais usavam uma sandália de plástico. Voltando ao Brasil, criaram um negócio de sandálias de plástico, mas voltada para o público feminino. Conhece a Red Bull? É uma cópia! Poucos anos depois da Melissa ter sido lançada, o austríaco Dietrich Mateschitz estava em Hong Kong quando conheceu uma bebida enérgica chamada Krating Daeng, produzida na Tailândia. Depois de voltar para a Áustria, não descansou enquanto não lançou a tal água do touro vermelho, tradução do nome original do enérgico. Conhece a Starbucks, ASICS, Barbie, Canon… pois é!
Mas a boa cópia é aquela que serve como ponto de partida e como inspiração como ocorreu com todos os exemplos acima, Picasso incluso. Por esta razão, exemplos de negócios legais ao redor do mundo são sempre úteis para quem pensa em empreender ou já está empreendendo.
Copiei uma lista de dez pequenos negócios que pode servir de inspiração para empreendedores brasileiros. A lista completa com 50 exemplos encontra-se no final deste texto.
1.CustomMade (www.custommade.com): Quem não gosta de algo feito exatamente, milimetricamente, perfeitamente para a sua necessidade e do seu jeito? E este capricho nem precisa custar tão mais caro? A CustomMade junta qualquer pessoa que tem uma demanda específica com quem consegue produzir o produto desejado.
2.GlamSquad (www.glamsquad.com): OK, sempre vai ter aquela moça que pode ir até você fazer suas unhas, mas a GlamSquad manda um esquadrão do glamour na sua casa ou trabalho para cuidar do seu cabelo e maquiagem e transformá-la em uma diva. Mesmo que não queira, só a inveja das amigas vai deixar o serviço bem barato.
3.Gotham Greens (www.gothamgreens.com): Quer comprar verduras ou legumes colhidos na hora, mesmo morando em grandes cidades? É só pegar o elevador ou subir as escadas. A Gotham Greens transforma topos de prédios em hortas. Ganha o prédio, pois consegue reduzir a temperatura interna, ganha os moradores da região que comem vegetais mais frescos e ganha a cidade, com menos trânsito e mais áreas verdes.
4.Hopsters (www.hopsters.net): É o lugar que junta as pessoas que gostam de boas cervejas feitas… por elas próprias. Você pode chamar de hobby, paixão ou desafio na busca da cerveja ideal. Para os demais, é uma ótima cervejaria com boa comida e atendimento.
5.Josephine (www.josephine.com): Se ainda não pensou em comer a comida da vizinha, deveria reconsiderar. Com a proliferação de sites, livros e programas de televisão de gastronomia, tem muita gente mandando bem na cozinha. A Josephine junta quem ama cozinhar e faz isto bem na vizinhança com quem quer comer (bem) e pagar, até menos, por isso.
6.Kitchen LTO (www.kitchenlto.com): Um restaurante igual, mas novo a cada quatro meses. Ou um restaurante novo, mas igual a cada quatro meses. A cadeira, mesa, pratos, etc. continuam os mesmos, mas você não vai a um restaurante por isso. A Kitchen LTO faz uma competição de chefs e vencedor assume a cozinha por um quadrimestre.
7.Mind Fest (www.mindfeststl.com): Sim, você pode aprender quase tudo pela internet. Mas um número crescente de pessoas precisa ou quer estar com outras para aprender e fazer novos amigos além daquelas centenas que todos temos no mundo digital. A Mind Fest faz isto. De tirar selfies a pilotar drones, a empresa junta quem quer ensinar com quem quer aprender. Sempre em locais inspiradores.
8.Paxton Gate (www.paxtongate.com/curiosities/curiosities/): Se já entrou nas lojas de brinquedos no Brasil e achou que saiu mais burro, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a proposta da Paxton que quer incentivar a curiosidade das crianças (de todas as idades).
9.United by Blue (www.unitedbyblue.com): De longe, é uma loja com muito estilo que vende roupas, acessórios para animais de estimação, utensílios para casa e ambientes externos. De perto, todos os produtos têm o objetivo de durarem muito. E ainda a loja vende cafés orgânicos e o cheiro de café preparado na hora só deixa o ambiente mais acolhedor.
10.V Street (www.vstreetfood.com): Comida vegetariana deveria ser tão boa a ponto dos não vegetarianos só perceberem isso (que é vegetariana e boa) depois. O V Street recria a melhor comida de rua vegetariana do mundo em um clima de bar. Sem forçar a barra, sem radicalismos e afetações. Só no final avisa que é vegetariano. Nem precisava.
Quer ler mais sobre estas e outras ideias de negócios selecionadas como as mais legais do ano passado nos Estados Unidos? Navegue pelas páginas da Business Insider em http://www.businessinsider.com/coolest-new-businesses-in-america-2014-12.
 

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: