Design e Inovação: palavrinhas saturadas, porém indispensáveis

Daniel Fernandes

26 de agosto de 2014 | 07h28

Design e Inovação são duas palavrinhas que andam um tanto quanto saturadas, utilizadas a torto e direito e, na maioria das vezes, sem razão de ser. Mas poucas coisas são tão atraentes para um ser humano quanto a beleza e a novidade. Por isso, um empreendimento que pretende conquistar cada vez mais clientes e crescer não pode se dar ao luxo de menosprezar a importância disto na sua estratégia. Design e Inovação formam um dos quatro pilares do Marketing de todos os nossos negócios.
Já falamos aqui no Blog do Empreendedor sobre a importância de ser pioneiro e, caso não seja possível, inovar na criação de um novo nicho de mercado . Quem está atento às tendências de consumo também terá mais oportunidades de antecipar ou mesmo criar novas necessidades para as pessoas – o case do iPad é um clássico: quantos não se perguntaram qual era a utilidade de um tablet, se ele fazia coisas muito parecidas com um notebook?
Desde os tempos de Cervejaria Eisenbahn, passando pelo The Basement, nosso pub inglês, e agora com a Alimentos Pomerode, sempre tivemos uma preocupação quase obsessiva com o design de nossos logotipos e embalagens, com a apresentação de cada produto. Temos convicção de que um layout bem feito, aliado a produtos de excelente qualidade (quarto e último pilar do Marketing nos nossos negócios, que vamos abordar semana que vem), é algo essencial para fazer nossos empreendimentos prosperarem.
Além disso, é preciso inventar coisas novas. Fomos os primeiros a lançar no mercado brasileiro uma cerveja defumada, a Rauchbier, e também fomos os primeiros a lançar uma cerveja produzida pelo método champanoise, a Lust. O The Basement também foi uma grande inovação na nossa região. Agora, na Alimentos Pomerode, também planejamos trazer produtos únicos, novidades exclusivas para os amantes da boa gastronomia.

Dois cases muito interessantes aqui em Santa Catarina são o da Fibratto, uma marca de biscoitos integrais de Blumenau, e da Marithimu’s, que trabalha com frutos do mar defumados em conserva. As duas empresas tinham produtos de excelente qualidade e através de uma parceria com o Sebrae revolucionaram suas embalagens com inovadoras propostas de design. Os resultados foram excelentes e a valorização das marcas, imediata.

É certo que toda semana você ouve as palavras Design e Inovação sendo pronunciadas em vão. Mas elas são, por si só, pilares da economia atual. Para inspirar, encerramos este post com uma frase clássica do designer Milton Glaser (criador da legendária “I
 
PS: Este é o terceiro post de uma série sobre os Quatro Pilares de Marketing que utilizamos em nossos negócios. Já falamos sobre Marketing de Experiência e Relações Públicas.
Na próxima semana, o último post da série vai falar, como já citamos, sobre Produtos Excelentes. Até lá!

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