Como se destacar em um mercado com tanta concorrência?

Daniel Fernandes

17 de agosto de 2015 | 07h24

Planejar uma estratégia para agregar valor para a marca e para o negocio é o primeiro passo para se destacar diante da concorrência.  Para isso, se faz necessário o uso de pesquisas. Antigamente, a realização delas eram muito mais problemáticas. A internet ainda não existia e as pesquisas de mercado precisavam ser presenciais, visitando concorrentes diretos e indiretos, conhecendo o trabalho realizado nas praças de alimentação, em pizzarias e, no caso do China in Box, em restaurantes chineses tradicionais. Quando pensamos em lançar o China in Box, nosso objetivo era oferecer um serviço diferente do que já era proporcionado pelos demais restaurantes de comida chinesa. Por isso, a inovação adotada foi a entrega em domicílio.
O acesso à informação é crucial para um planejamento de curto, médio e longo prazos. Através de pesquisas encomendadas ou de mercado, o empreendedor pode encontrar nichos de oportunidade, para agir com diferenciação em um cenário de tanta disputa.
No China in Box, coloquei-me como consumidor dos produtos, e busquei meios para me surpreender. Por isso, junto com uma equipe de profissionais extremamente competentes, pensei na estratégia de entrega do produto na casa do cliente: criei um folheto de qualidade diferenciada, com o cardápio completo, fotos dos pratos e a logotipia da empresa, além da distribuição de biscoitos da sorte, que é um ícone da cultura chinesa.
Passamos também a entregar os pratos em uma caixinha especial, o nosso BOX, com logotipo da marca, que até então era visto somente em filmes americanos. Adotamos uma mochila térmica para a entrega, também personalizada, sempre levantando oportunidades para fazer um trabalho melhor. Além disso, as nossas cozinhas ficaram todas a vista do cliente, para superar qualquer preconceito sobre a cozinha chinesa que existia na época.
O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma ótima fonte de informação para os novos empreendedores. Eles oferecem cursos, seminários e consultorias, muitas vezes gratuitas, que contribuem com aqueles que pretendem iniciar um novo negócio. Hoje em dia não há desculpas para não se atualizar e obter conhecimentos. A internet oferece uma série de oportunidades a partir de um simples clique.
Há várias maneiras para se destacar no mercado. Muito mais do que preço, o empreendedor precisa mostrar o valor do produto e do serviço que vai oferecer. Fazer diferente do que a maioria faz e saber comunicar e se relacionar com o cliente. A rede Chipotle, de comida mexicana, por exemplo, é considerada um marco na nova era das refeições. Eles conseguiram se destacar, na última década, com um crescimento acima de 25% ao ano, enquanto outros similares encolheram seu resultado em 2014. E por quê eles fazem tanto sucesso? Porque fazem diferente.
Defina a história do seu negócio desde o início, avalie que público você quer atingir e foque na modernidade, na comodidade e no lúdico. Adapte-se a nova realidade, verifique o que o consumidor busca e construa os pilares que darão sustentação ao seu negócio. Cada passo pode ser uma vitória!
Robinson Shiba, empreendedor, criou a rede China In Box

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