Como fazer um bom marketing com poucos recursos?

Daniel Fernandes

28 de setembro de 2015 | 07h32


Para alavancar qualquer negócio, ter uma estratégia de marketing e divulgação é fundamental. Como normalmente os recursos são escassos, é preciso muita criatividade e ter em mente sua missão e valores. Ele rende uma boa história? Atrair o consumidor de forma eficiente pode garantir o sucesso do seu empreendimento. Afinal, a sua ideia será transformada em marca e essa marca  vai  te representar perante o público.
Mesmo com toda a tecnologia de hoje, ainda é necessário contar com algum conhecimento ou com a ajuda de um profissional para que seja construída esta estratégia. Faça networking e procure referências no mercado. No início do China in Box contei com a ajuda de um amigo, que transformou a minha ideia em resultado: um material muito bem alinhado em todos os sentidos (fachada, cardápio, logotipo, box etc) e principalmente um folheto de qualidade, com muitas fotos de pratos, que eram panfletados por mim e pelos entregadores em grande quantidade nas redondezas da loja, já que no início não tínhamos verba para fazer outro tipo de divulgação.
Para alinhar a linguagem a ser adotada, identifique o público a ser atingido. Com a nossa marca, focamos no comércio em geral e em consumidores com uma faixa etária de 18 a 45 anos, principalmente mulheres. Para atingir seu objetivo, crie um banco de dados com a quantidade máxima de informações e trace um perfil apurado, distinguindo o consumidor que gosta de promoções, o que prefere apenas novidades, aquele que prefere ganhar brindes e principalmente, aquele que é FIEL à marca. Nos dias atuais é possível divulgar de forma massiva através de e-mails e promover o uso de um cartão fidelidade, que proporcione ao cliente ser um consumidor VIP. Aproveitar as facilidades que as redes sociais oferecem é questão de sobrevivência, mas é preciso estar preparado para receber elogios e, eventualmente, críticas também. Por isso, garanta a qualidade do seu serviço e se prepare também para começar a conquistar fãs, que realmente confiam e gostam do seu trabalho e que ajudarão a fazer a defesa do seu produto.
Foque na internet e no boca a boca. Ele ainda funciona! Divulgue o seu negócio mesmo em períodos de crise, não necessariamente oferecendo só descontos, mas trabalhando qualidade e enaltecendo seus pontos fortes para não ficar refém de grandes descontos.
No China in Box e Gendai oferecemos um cartão fidelidade, no qual o consumidor, a cada compra, acumula pontos. Essa pontuação pode ser revertida em pratos, brindes e descontos. Outra sugestão é realizar parcerias com comércios de bairro, por exemplo cabeleireiros, lava rápidos, escolas e igrejas.
Dê estímulos, ofereça um bom serviço, opere bem o seu negócio e surpreenda o seu consumidor. Esse é o melhor marketing para o seu negócio!
Robinson Shiba é presidente do Grupo TrendFoods e fundador da rede China in Box

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