Balanço 2012: 'A gente conseguiu planejar'

Daniel Fernandes

26 de dezembro de 2012 | 11h45

Juliana organizou a rotina da empresa

A principal vitória do ateliê criado por Juliana Motter, em 2012, foi a criação de uma cultura interna que privilegia o planejamento. De acordo com a fundadora da empresa, e blogueira do Estadão PME, a atitude provocou o que dela se esperava: facilitou o cotidiano do negócio.
“Foi um ano em que a gente conseguiu se planejar para algumas coisas que antes a gente não conseguia. As coleções eram criadas meio que em cima da hora e esse ano a gente conseguiu fazer um planejamento”, afirma Juliana.
O principal exemplo ocorreu no Natal. “A campanha de Natal, ‘Tempo de cereja com brigadeiro’, a gente criou em junho, em julho já estava tudo pronto. Isso facilitou bastante, evita surpresas e para nós foi uma mudança, uma novidade”, analisa a empreendedora.
::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Outro ponto positivo do ano: a loja Maria Brigadeiro conseguiu ampliar as linhas de produto à disposição dos consumidores. Mas “sempre com a proposta de desenvolver a cultura do Brigadeiro. Esse é o nosso projeto também para 2013: continuar esse universo do brigadeiro, com as embalagens, com novos sabores…”
O desempenho da economia brasileira em 2013, tema recorrente dos blogueiros nessas análises de fim de ano, também ficou na mora de Juliana Motter, que sentiu no cotidiano do ateliê os efeitos do desaquecimento. “Eu senti um pouco essa retração da economia, especialmente no Natal. A gente tem dois movimentos comerciais importantes: a Páscoa e o Natal. O que eu senti é que o Natal demorou um pouco mais pra começar. Houve uma queda de mais ou menos 14% de movimento”, analisou.
Na quarta-feira, dia 2: O que fazer na crise.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: