Aproveitando tendências para conquistar clientes

Daniel Fernandes

23 de outubro de 2014 | 07h45

Rafael Mambretti, da Carbono Zero, escreve toda quinta-feira no Blog do Empreendedor
O dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro (clique aqui e veja matéria do Estadão no dia). Essa iniciativa começou em 1997 na França, chegou no Brasil em São Paulo no ano de 2003. A ideia principal é gerar a reflexão de como o ser humano tem se tornando extremamente dependente do automóvel e abrir portas para novas formas de se deslocar.
Atualmente, dezenas de cidades no mundo inteiro adotam e fomentam a iniciativa. Tá legal, mas o que isso tem a ver com negócios? Bom, para quem é aquele tipo de empreendedor que tá sempre vendo oportunidades, tendo ideias etc. Pensar que cada vez mais pessoas estão buscando novas formas de se deslocar, principalmente fazendo uso das bicicletas, pode ser um prato cheio.
Uma outra iniciativa que acontece há alguns anos em São Paulo (e começou a se espalhar para outras cidades brasileiras), é o Desafio Intermodal. Acontece sempre em setembro e próximo ao Dia Mundial Sem Carro coloca diversos modais (formas de se deslocar), realizando deslocamentos de um ponto A para um ponto B. Ponto A e B são sempre os mesmos, inicia-se na Praça General Gentil Falcão na Av. Berrini e termina na Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá. São mais ou menos 10 km de deslocamento, Eu digo que é perto, é a mesma quantidade de quilômetros que pedalo para vir para o escritório e é bem tranquilo. Bom, voltando ao que interessa abaixo tem uma compilação de 3 modais nas últimas 9 edições do desafio:

Marquei em verde o modal “vencedor”, naquele ano. Repare a bicicleta, agora repare a diferença de tempo entre a bicicleta e a moto. Será que a sua entrega não pode levar 2 minutos a mais e ser levada por um transporte que não prejudica o nosso planeta? Então, clique aqui. Não me levem a mal, não sou contra moto, sou contra a ineficiência e a falta de inteligência utilizada em nossos transportes (e outras áreas). Afinal, comentei na semana passada (clique aqui e leia o post), que começamos a utilizar scooters elétricas para atender algumas entregas.
Informações como essa do Desafio Intermodal ajudam a Carbono Zero a conquistar e convencer potenciais clientes a testarem na prática nossos serviços. Transpor a barreira conceitual existente há anos em nossas mentes.
O uso de formas alternativas de transporte é uma tendência. Basta pesquisar o que Nova York tem feito, Portland, Tokyo, Paris, entre outras grandes cidades pelo mundo. As tendências, quando vão de encontro ao seu negócio, são a forma perfeita de construir a base e solidifica-lo. É preciso aproveitar, mas não aposte todas suas fichas nelas.
Um abraço,
Rafael

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.