Alunos da ESPM identificam 33 inovações que podem mudar o mundo

Daniel Fernandes

03 de novembro de 2014 | 07h03

Marcelo Pimenta (menta90) é professor da ESPM e criador do Laboratorium
Imagine um zooplancton que tem o poder de transformar em matéria orgânica o plástico que está poluindo os oceanos.
Ou uma pulseira que gera energia a partir do movimento do corpo humano.
Ou ainda um aplicativo que permite o diagnóstico do vírus Ebola.
Há também o caso de uma colher que facilita a alimentação para quem tem mal de Parkinson.
E de um papel “conectado”, onde tudo que é impresso nele pode ser instantaneamente transferido para um dispositivo digital (por exemplo, se você vê um artigo impresso numa revista feita com esse papel, você pode só clicar na página e o conteúdo passa diretamente para seu computador).
Se você acha que essas invenções fazem parte do novo episódio dos Jetsons, está enganado. Todas fazem parte da lista de inovações que estão já disponíveis, ou em protótipo, que foram identificadas por alunos do MBA em Marketing Digital da ESPM como sendo algumas das mais promissoras num futuro próximo. Vejam alguns vídeos nesse post – e também a lista completa das inovações eleitas pelos brasileiros no final desse texto – com links para mais informações sobre eles.
Criado em 2009 para identificar as inovações tecnológicas que impactam a sociedade, o NetExplo é um observatório internacional de analisa as tendências que afetarão o cotidiano. Criado em parceria pela Unesco, Governo da França, SENAT e Universidade HEC Paris, o NetExplo mantém uma rede universitária que realiza anualmente um levantamento de todas as principais inovações em todo o mundo. Atualmente professores de doze países integram a rede, incluindo EUA (Columbia University e MIT), China (Shangai University), África do Sul (Cape Town University), entre outras. No Brasil, fui o escolhido para trabalhar com meus alunos do MBA de Marketing Digital da ESPM a identificação das inovações que serão debatidas no Fórum de 2015, que acontece de 3 a 5 de fevereiro, na sede da Unesco, em Paris.
Sessenta estudantes da pós -graduação, ao longo do mês de outubro, pesquisaram ao todo 187 inovações e, na semana que passou, escolheram as 33 inovações que foram enviadas à NetExplo para compor o levantamento que está sendo feito de forma simultânea em todos os países. O processo de escolha foi um exercício de inovação aberta, onde os alunos trabalham em grupos para eleger aquelas de maior impacto e abrangência em diferentes áreas.
Do Brasil destacam-se o Fiat LiveStore  (que promete revolucionar o varejo de automóveis), o WaterAir (que permite transformar ar em água) e o PinMyPet (dispositivo que facilita a localização de animais domésticos). Veja a lista completa abaixo. Obrigado aos alunos que se dedicaram a fazer esse levantamento – que é inspirador para mostrar o que vêm por aí no mundo digital.
3D house printing
País de origem do projeto: China
Nome do Estudante que identificou a inovação: Cláudia Dias Perez Machado
 
Gaussian Face
País de origem do projeto: China
Nome do Estudante que identificou a inovação : Cláudia Dias Perez Machado
 
A wearable thermoelectric generator fabricated on a glass fabric
País de origem do projeto: Coréia
Nome do Estudante que identificou a inovação: Ricardo Gandara Crede
 
Lentes de Contato com Zoom
País de origem do projeto: Estados Unidos e Suíça
Nome do Estudante que identificou a inovação: Diego Kherlakian
 
Natural Machines
País de origem do projeto: Espanha
Nome do Estudante que identificou a inovação: Tiago Augusto Da Silva
 
FingerReader
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Diego Kherlakian
 
Lift Ware
País de origem do projeto: Canadá
Nome do Estudante que identificou a inovação: Diego Kherlakian
 
PinMyPet
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação: Raphael Ruiz Amorim
 
Ponto Certo
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação: Mariana Cossolin Dos Anjos
 
Ampy
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Tatiana Botelho Fernandes
 
Mighty Mug
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Luciana Hamassaki
 
Puri
País de origem do projeto: Coréia do Sul
Nome do Estudante que identificou a inovação: Luciana Hamassaki
 
Plastc
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Diego Kherlakian
 
Amazon
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Dalton Eiji Miura
 
Sense Ebola
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Renata Lamounier Clemente
 
Tile
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Renata Lamounier Clemente
 
NIXIE – Wearable Camera
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação: Renato Guirra
 
Air Umbrella
País de origem do projeto: China
Nome do Estudante que identificou a inovação: Pedro Victor Godoy
 
Race Yourself
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Luís Otávio Matos Daher Ferreira
 
Waterair
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação: William Vidal
 
Ocean Cleanup Array
País de origem do projeto: Netherlands
Nome do Estudante que identificou a inovação: Gabriela Gomes
 
Navdy
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Renata Silva Oliveira Migliavada
 
Solar Roadways
País de origem do projeto: United States
Nome do Estudante que identificou a inovação: Artur Tilieri
 
Fiat Livestore
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação : Arthur Verechi
 
Myo – Gesture Control Armband
País de origem do projeto: Canadá
Nome do Estudante que identificou a inovação: Mariano Dantas
 
Safetrek
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Fernanda Teixeira Gouveia Lima
 
Cure Death – Calico & Google
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação: Larissa Lima De Sá
 
Simple wearables
País de origem do projeto: Hong Kong
Nome do Estudante que identificou a inovação: María Alejandra Pupo
 
Google Contact Lens to assist people with Diabetes
País de origem do projeto: Estados Unidos
Nome do Estudante que identificou a inovação: Renata Silva Oliveira Migliavada
 
Ownfone
País de origem do projeto: Reino Unido
Nome do Estudante que identificou a inovação: Isabelle Albuquerque Pinheiro
 
Connected Paper
País de origem do projeto: Suécia
Nome do Estudante que identificou a inovação: Robson Silva
 
Unificado de Carteira de Vacinação
País de origem do projeto: Brasil
Nome do Estudante que identificou a inovação: Lígia Gomyde
 
Photomath
País de origem do projeto: Inglaterra
Nome do Estudante que identificou a inovação: Fernanda Teixeira Gouveia Lima
:: VÍDEOS ::
Zooplanton

Nixie


Ampy – Movimento gerando energia

Tendências: