A Wiki do Empreendedor

Daniel Fernandes

19 de maio de 2016 | 09h12


Tem algumas palavras / expressões que usamos repetidamente no dia a dia da empresa, ou lemos no jornal, ouvimos no rádio, mas nem sempre sabemos o significado completo, ou outros significados. Selecionei 5 que são apropriadas para estes momentos duros que vivemos e dei alguns palpites.
CRISE
Como não falar deste assunto que está atropelando os sonhos de tantos empreendedores? O curioso que que a origem da palavra no grego tem a ver com “momento decisivo”. Não é?
// cri.se // sf (gr krísis) 1 Med Momento decisivo em uma doença, quando toma o rumo da melhora ou do desenlace fatal. 2 Med Alteração súbita, comumente para melhora, no curso de uma doença aguda. 3 Momento crítico ou decisivo. 4 Situação aflitiva. 5 fig Conjuntura perigosa, situação anormal e grave. 6 Momento grave, decisivo. 7 Polít Situação de um governo que se defronta com sérias dificuldades para se manter no poder. C. anafilactoide: estado mórbido cujos sintomas se assemelham aos da anafilaxia, e que é causado por coloidoclasia. C. coloidoclástica: o mesmo que coloidoclasia. C. de nervos: ataque de nervos. C. de trabalho: complicação ou embaraço nas relações sociais decorrente da falta de serviços em que se empregam as classes menos abastadas.

RESILIÊNCIA
Uma das características do empreendedor é capacidade de “curar as feridas”. De uns temos para cá tem se usado a palavra “resiliência” para definir a capacidade de uma pessoa de superar uma adversidade, tomar porrada e dar a volta por cima. Um sujeito que enfrenta adversidades, se abala, supera as adversidades e o seu próprio abalo e amadurece, desenvolvendo-se a partir deste enfrentamento, de forma elástica. Ou seja, o maior superpoder de uma pesoa resiliente é conseguir voltar a ser o que era (ou melhor) depois de levar porrada.
// re.si.li.ên.cia // sf (ingl resilience) 1 Ato de retorno de mola; elasticidade. 2 Ato de recuar (arma de fogo); coice. 3 Poder de recuperação. 4 Trabalho necessário para deformar um corpo até seu limite elástico.
DISRUPTIVO
A palavra está associada a tecnologia, e muitos podem pensar que reflete inovação. Mas os entendidos afirmam que é muito mais do que isso, pois não inova (nem renova) e sim cria um novo ambiente ou mercado que antes não existia. Percebeu a sutileza? Não? Confere na Wikipedia a explicação longa
// dis.rup.ti.vo // adj (lat disruptu+ivo) 1 Que causa ou tende a causar disrupção; que rompe. 2V descarga disruptiva.
SONHO GRANDE
Num momento como este, no meio da tempestade, a única coisa que pode nos manter na direção correta é a visão de futuro do negócio. Quem sonha pequeno tem muito mais risco de não sobreviver na crise. O Sonho Grande, que o Jorge Paulo Lemann tanto propaga, traduz a vontade de dar certo, de crescer e organizar uma empresa e um grupo de pessoas com um propósito ambicioso. A sua frase mais famosa define “Sonhas grande dá tanto trabalho quanto sonhar pequeno, mas liberta dos detalhes insignificantes”. Leia mais do Sonho Grande aqui
// so.nho // sm (lat somniu) 1 Representação em nossa mente de alguma coisa ou fato, enquanto dormimos. 2 Coisa imaginada, mas sem existência real no mundo dos sentidos. 3 Coisa ou pessoa vista ou imaginada durante o sono. 4 Imaginação sem fundamento, sequência de ideias vãs e incoerentes, às quais o espírito se entrega; devaneio, fantasia, ilusão, utopia. 5 Ficções comparáveis a um sonho e a que muitas pessoas se entregam mesmo acordadas. 6 Coisa vã, fútil, transitória, sem consistência, sem alcance, sem duração. 7 Coisa vaporosa e inconsistente; visão. 8 Recordação de coisa efêmera e que pouca impressão deixou na alma. 9 Ideia com a qual nos orgulhamos; ideia que alimentamos; pensamento dominante que seguimos com interesse ou paixão. 10 Pequeno bolo esférico, muito fofo, de farinha e ovos, frito em azeite ou em banha de porco.S.-de-ouro, Bot: arbusto rubiáceo ornamental (Psychotria gardneriana).Sonhos de ouro: o mesmo que sonhos dourados. Sonhos dourados:esperanças de felicidade. Passar como um sonho: desvanecer-se depressa.Ser o sonho dourado: ser a mais doce ambição, a maior aspiração.
// gran.de // adj (lat grande) 1 Que é de tamanho maior que o  ordinário. 2 Comprido. 3Crescido. 4 Extenso. 5 Largo, profundo. 6 Dilatado, longo, duradouro. 7 Notável, importante, assinalado. 8 Poderoso. 9 Grave, pesado. 10 Extraordinário, fora do comum. 11 Bom, excelente. 12 Generoso, magnânimo. 13 Forte, rijo. 14Valente, heroico. 15 Adulto, crescido. 16 Copioso, caudaloso, grosso. 17Profundo, intenso. 18 Numeroso. 19 Imenso, infinito. 20 Violento. 21Respeitável, venerável. 22 Eminente. 23 Magnífico, brilhante, soberbo. 24Elevado, considerável: Quantia grande. 25 Completo, variado, rico: Grande sortimento. Comparativo de superioridade: maior; sup abs sint: grandíssimo e (pop) grandessíssimo; sup rel sint: máximo. Aum: grandaço, grandalhão e grandão. Dim irreg: grandole. sm 1 Pessoa rica e nobre, influente, poderosa. 2 O que tem o título de grandeza. 3 O grandioso, o sublime. sm pl Classe dos ricos ou poderosos. À grande: com magnificência; luxuosamente; regaladamente. Em grande: em ponto grande; com largueza.
PLANO DE NEGÓCIOS
Essa é uma coisa chata que todo empreendedor, acho eu, odeia. Mas é proporcionalmente necessária ao sucesso do negócio. Não apenas para captar um potencial investidor, mas também para o próprio empreendedor saber a direção que deve ir. Se o “sonho grande” é a estrela que nos guia ao futuro, o plano de negócio é que que te leva lá e permite antecipar problemas, estruturar o crescimento, fazer previsões de recursos para cada etapa. Além do mais, o exercício de colocar a visão que se tem do própria negócio num papel, já é uma demonstração de maturidade do empreendedor e da empresa. Ainda não fez? Faça já!
// pla.no // adj (lat planu) 1 Diz-se de uma superfície tal que toda a reta que une dois quaisquer dos seus pontos está inteiramente compreendida nessa superfície. 2Em que não há desigualdades nem diferenças de nível; raso, liso. 3 Acessível, fácil. 4 Claro, manifesto, patente. sm 1 Superfície plana. 2 Superfície plana imaginária: Cone cortado por um plano. 3 Planície, campo. 4 Cada uma das superfícies ou lâminas horizontais que servem de asas ao aeroplano. 5 Desenho, planta ou traçado de uma cidade, de uma praça, de um edifício etc. 6 Arranjo ou disposição geral de uma obra. 7 Pint Cada uma das superfícies verticais imaginárias, que variam em perspectiva de profundidade, e nas quais podem estar dispostas as figuras de um quadro. O primeiro plano é o das figuras que parecem mais próximas do observador. 8 Náut Carta geográfica; mapa. 9Programa, projeto. 10 Desígnio, intenção. 11 Embuste, engodo, intriga. 12Exposição ordenada dos objetos de um empreendimento qualquer: plano de metas; da execução dele: plano de ação; dos recursos a empregar: plano financeiro.
// ne.gó.cio // sm (lat negotiu) 1 Comércio, tráfico, transação comercial. 2 Contrato, ajuste.3 Qualquer casa comercial. 4 Empresa. 5 Questão pendente; pendência. 6 popCoisa, objeto. 7 pop Qualquer coisa cujo nome não ocorre no momento.Negócio apagado: aquele em que não se torna a falar; negócio que não teve continuação ou resultado. Negócio bicudo: o que é difícil ou trabalhoso.Negócio da China: o que é muito lucrativo ou vantajoso. Negócio de arromba: o que deixa grande lucro. Negócio de comadres: intrigas. Negócio de compadres: negócio em que intervém o favor em vez da justiça. Negócio de ocasião: bom negócio ou boa oferta. Negócio de orelha: barganha de um objeto por outro, sem volta. Negócio de pai para filho: negócio em que a vantagem é considerada excessiva para a parte a quem se oferece. Negócio em verde: o mesmo que negócio verde. Negócio escabroso: negócio difícil de tratar; negócio escuso. Negócio furado: o que saiu contra a nossa expectativa.Negócio mastigado: o que, antes de realizado, é bem considerado e refletido.Negócio verde: o que está apenas em projeto, ou só em princípio de execução
Quer perguntar alguma dúvida? Me escreva ivan@pastificioprimo.com.br
Ivan Primo Bornes – o fundador do Pastificio Primo escreve toda quinta feira no Blog do Empreendedor.
 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.