A importância de cuidar da saúde do seu cão

Daniel Fernandes

16 de maio de 2013 | 07h41

Atenção aos sinais de saúde do seu animal de estimação

Essa semana quero falar da importância dos exames pré-cirurgicos nos animais.
O excesso de confiança e até um pouco de descaso de uma médica veterinária oftalmológica, que atende em uma clínica muito famosa, culminou na morte de um cachorrinho muito querido. O que era pra ser apenas uma cirurgia para corrigir uma úlcera de córnea acabou com a vida dele.
Ele era um Pug, com 6 aninhos, tratado de forma muito especial pela família que ainda estava comemorando a notícia da chegada de um bebê. Felicidade essa profundamente abalada pela tristeza e desolação que tomou conta da família.
Ele fez uma consulta na segunda-feira para verificar o que estava acontecendo com seus olhinhos. No dia seguinte, pela manhã, fez o retorno da consulta quando ficou acertada a cirurgia para o período da tarde.
Qualquer médico veterinário sabe da importância dos ditos exames pré-cirurgicos. Eles avaliam o estado geral do animal e confirmam a possibilidade ou não da intervenção cirúrgica. Não foi feito nenhum pedido de exame. Nada. A proprietária do cão, cliente da clinica há cinco anos, não duvidou da autoconfiança da veterinária. Paciente operado. Três dias depois entrou em choque e morreu no sábado, logo depois do almoço. Esse foi seu presente de dia das mães: a perda drástica de seu cachorrinho.
Assim que ele apresentou não estar bem, encaminhamos para uma UTI de animais, capacitada para receber e tratar pacientes com risco de morte. Foi tentado de tudo, sem sucesso.
Só saberemos a causa da morte dentro de alguns dias. Mas nós temos uma certeza. Ele não estava bem. As aparências enganam. É muito provável que ele estivesse com alguma doença e seu organismo estava tentado equilibrar o dia-a-dia que foi descompensado pela cirurgia.
Um simples exame e o desfecho seria completamente diferente.

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: