A experiência de escrever um blog

Daniel Fernandes

13 de janeiro de 2015 | 06h05


Em 2013, quando estávamos iniciando nosso mais recente projeto, uma fábrica de queijos, decidimos escrever um blog para contar um pouco das nossas experiências passadas e um pouco também dessa nova experiência. Como fomos procurados ao longo dos últimos anos por amigos, estudantes e candidatos a empreendedores para compartilhar as nossas experiências, achamos que seria uma oportunidade legal contar os detalhes da montagem desse novo negócio e a forma como montamos uma empresa.
Uma das coisas que aprendemos nos últimos anos é que geralmente muitas coisas podem acabar acontecendo de forma diferente do planejado inicialmente, e que coisas nunca imaginadas podem acabar acontecendo.
Quando montamos a Cervejaria Eisenbahn, imaginávamos atingir um público mais maduro, mas acabamos atingindo um público mais jovem. Jamais imaginamos que poderíamos em algum momento vender a empresa ou sermos procurados por um grande grupo interessado em comprá-la. Planejamos o The Basement, nosso pub, apenas com som mecânico e hoje temos música ao vivo semanalmente. Iniciamos a operação com uma oferta de produtos diferente da atual. Quando assumimos a Pomerode Alimentos, não imaginávamos que teríamos tantas oportunidades com a linha de produtos já existente como estamos encontrando.
E com relação à experiência de escrever um blog, ou de colaborar com um blog como o Blog do Empreendedor, imaginávamos inicialmente compartilhar um pouco das nossa experiências e iniciar de alguma forma um contato com futuros consumidores dos produtos que laçaríamos. O que aconteceu que não esperávamos?
Compramos uma empresa, que nos foi oferecida porque viram no blog que estávamos montando uma fábrica. Mergulhamos em um mercado, numa linha de produtos que não imaginávamos trabalhar. E por último, acabamos parando para pensar no negócio ou na nossa forma de trabalhar, mais do que provavelmente faríamos se não estivéssemos escrevendo um blog. No dia a dia vamos tomando decisões e seguindo caminhos que com o passar do tempo, sem percebermos, vão se somando e se tornando uma forma de trabalho ou uma estratégia de negócio.
Semanalmente nos reunimos para discutir o assunto do próximo post e acabamos repassando tudo que já fizemos nos últimos anos e o que estamos por fazer. Isso pode ser um exercício fantástico pois de alguma forma organiza nossas idéias e estratégias e nos fortalece para novos negócios ou novas oportunidades.
Escrever um blog ou para um blog pode ser uma experiência e tanto!
Bruno e Juliano fundaram a Cervejaria Eisenbahn, um pub inglês em Blumenau e agora, à frente da Pomerode Alimentos, trabalham na criação de uma marca de queijos especiais. Escrevem todas as terças aqui no Blog do Empreendedor.
 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: