A aprendizagem das aquisições no Franchising

Daniel Fernandes

21 de fevereiro de 2018 | 12h04


Interessante observar como todos estão surfando nas ondas de crescimento do franchising, fruto das aquisições de redes franqueadas.
As linguagens, as culturas, a forma e o meio são tão distintos que, há vezes em que todos os envolvidos devem se questionar o que estão fazendo juntos, porque decidiram se unir  e como foi que pareceu que tinham objetivos comuns?
Importante salientar que o Franchising, em sua grande maioria, é uma história de varejo que deu certo e se transformou em uma rede de negócios, ou seja, uma loja que virou 50, 100, 500 PDVs. Uma ou mais unidades de negócios de sucesso (loja, escola, clínica), que vendiam para o consumidor final, que permitiram a estruturação de uma empresa franqueadora que vende um negócio (franquia) para o empreendedor que virou franqueado.
Daí, um dia surge um banco ou um fundo de investimento que começa a sondar, fazer perguntas e propostas para comprar. Auditorias e due diligence fazem parte do processo e como os zeros à direita são muitos, não há franqueador que desista, por mais que o stress já role solto. O argumento é: “Bom que estamos arrumando a casa! Muito bom este processo! Show!”
Meses depois, assinam páginas e páginas e páginas de contratos para uns e agreements para outros. Champagne, saúde, cheers = metade em português, metade em inglês, mas por aqui tudo em reais e a real é que começam a aprender, a conviver e a entender que o mundo do franchising é feito de pessoas que tem verdadeiro commitment /comprometimento com as marcas que criaram e com os franqueados que as compraram. Todos tem expectativas muito comuns: crescer, vencer, acertar, serem os maiores e os melhores.
Me parece que, assim como o Franchising, fusão e aquisição é um casamento e tem que se saber onde estão entrando, quem estão escolhendo e porque. Esta deve ser a melhor pergunta a ser respondida: por que estou te escolhendo?
Ana Vecchi é professora e pedagoga pela PUC-São Paulo, com especializações em administração de marketing pela Fundação Getúlio Vargas (SP), planejamento estratégico de marketing pela ESPM e MBA em varejo e franquias FIA/PROVAR. É professora universitária, instrutora e palestrante em associações e universidades. Co-autora do livro A Nova Era do Franchising.