Quatro dificuldades que todo empreendedor enfrenta ou enfrentará

Daniel Fernandes

02 de abril de 2013 | 06h41

Resumo: empreender é difícil

Nesta terça-feira, publicamos um resumo das principais dificuldades que um pequeno empreendedor como você enfrenta. Renato Steinberg é um dos sócios do Fashion.me, uma espécie de rede social exclusiva de moda. E se você acha que inovação basta para você obter sucesso no mundo dos negócios, saiba que as dificuldades são muitas e de toda ordem. Confira abaixo e prepare-se.
1) Como é difícil encontrar bons funcionários
Em uma empresa pequena, sem departamento de Recursos Humanos, todo processo de seleção de funcionários é feito pelo dono que quase sempre não tem o treinamento necessário para recrutar e muitas vezes nem o conhecimento da vaga que ele precisa. A contratação fica muito na intuição.
2) Muitas oportunidades. E isso é um problema!
Dizem que startups morrem não de falta de oportunidades, mas de excesso. Eu acho que é verdade.Uma das coisas mais difíceis no meu dia a  dia no Fashion.me é dizer não. São muitas ideias que surgem o tempo todo, vindas das mais variadas pessoas de coisas que até fazem sentido para o negócio, mas que não são o foco propriamente dito.
3) A escola não prepara para o ambiente de trabalho
A escola não me preparou para o que vinha no ambiente de trabalho. Eu achava, de forma inocente, que se eu fosse um bom técnico, ia me dar bem. E eu era um excelente técnico. Aí, o pessoal resolveu colocar uma equipe para eu gerenciar. Adivinha se eu tinha algum preparo para isso?
4) Trabalho, trabalho, trabalho…
‘Você trabalha menos agora que tem a sua própria empresa?’ Mentira. Em alguns momentos eu trabalho até mais. A diferença é que eu faço os meus horários. Hoje em dia eu trabalho bastante de madrugada e em alguns fins de semana, mas em compensação acordo mais tarde todos os dias.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.