Por Cristiane Souza Aguiar, consultora de negócios Sebrae-SP
Antes de planejar as vendas para o cliente, é importante olhar também para o seu negócio. Identifique e destaque o que torna o seu produto ou serviço único e como pode solucionar os problemas dos clientes. Fale o que o cliente não sabe, com mais informações, criatividade e um bom planejamento as chances de ampliar as vendas são grandes.
Para ajudar com o plano de vendas, separei 7 dicas. Vamos lá!
1. Organize o seu calendário de vendas
A chave é o planejamento + processo + prática. Analise quais datas fazem sentido para seu cliente e para seu negócio. Selecione as com maiores chances de aumentar as vendas de acordo com o perfil do cliente e desenvolva estratégias personalizadas.
Oportunidades em vendas que sua marca pode se destacar.
2. Invista em datas sazonais
Crie suas próprias promoções e aproveite grandes eventos. Neste ano teremos eventos que não ocorreram em 2020 e que são esperados, já se atentou?
3. Personalize as ações nas redes sociais
- Aqueça seu público, utilize gatilhos mentais como antecipação, escassez, prova social;
- Organize sua vitrine digital;
- Atualize os canais onde está presente;
- Faça lives criativas;
- Utilize os recursos que cada uma disponibiliza.
4. Prepare o atendimento de encantamento
- Faça o que prometeu (no mínimo);
- Se prepare e prepare a equipe, é preciso estar pronto. Faça o exercício de descrever o que a empresa faz em menos de 10 palavras. Evite retrabalho, reclamações, venda direito para vender mais.
- Responda os clientes por áudio, vídeo, demonstre, ensine;
- Não apenas venda, entenda e plante relacionamentos. Prepare vendas futuras.
5. Cuide do visual
Seja no físico e/ou online, crie decoração sugestiva. Uma ação promocional pode e deve ter um conjunto de micro ações.
6. Fidelize o cliente
- Defina estratégia de comunicação personalizada. Quem são seus clientes estrelas? Converse com estes;
- Presenteie com cupom específico;
- Faça sorteio exclusivo.
- Cliente fidelizado se torna seu melhor vendedor, promotor da sua marca.
7. Saiba quem é seu público
Esse é o primeiro passo, mas aqui deixo por último para reforçar que uma campanha assertiva tem identificado o cliente ideal, o tom de voz e a comunicação direcionada para solucionar dores e desejos. Crie estratégias adequadas e ele, faça sua marca ser lembrada.
O sucesso está ligado ao conhecimento e à dedicação.
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