7 dicas para vender mais: aproveite as datas comemorativas também

7 dicas para vender mais: aproveite as datas comemorativas também

Fidelize seu cliente, cuide do visual nas ações promocionais, personalize suas redes sociais e, sim, aposte em datas sazonais para melhorar as vendas com planejamento, sugere consultora do Sebrae

Redação

06 de abril de 2021 | 16h53

Por Cristiane Souza Aguiar, consultora de negócios Sebrae-SP

Antes de planejar as vendas para o cliente, é importante olhar também para o seu negócio. Identifique e destaque o que torna o seu produto ou serviço único e como pode solucionar os problemas dos clientes. Fale o que o cliente não sabe, com mais informações, criatividade e um bom planejamento as chances de ampliar as vendas são grandes.

Para ajudar com o plano de vendas, separei 7 dicas. Vamos lá!

1. Organize o seu calendário de vendas

A chave é o planejamento + processo + prática. Analise quais datas fazem sentido para seu cliente e para seu negócio. Selecione as com maiores chances de aumentar as vendas de acordo com o perfil do cliente e desenvolva estratégias personalizadas.

Oportunidades em vendas que sua marca pode se destacar.

2. Invista em datas sazonais

Crie suas próprias promoções e aproveite grandes eventos. Neste ano teremos eventos que não ocorreram em 2020 e que são esperados, já se atentou?

Pamonha, receita típica de festa junina; com o avanço da vacina e a redução da pandemia, invista em datas que podem acontecer neste ano e foram canceladas em 2020. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

3. Personalize as ações nas redes sociais

  • Aqueça seu público, utilize gatilhos mentais como antecipação, escassez, prova social;
  • Organize sua vitrine digital;
  • Atualize os canais onde está presente;
  • Faça lives criativas;
  • Utilize os recursos que cada uma disponibiliza.

4. Prepare o atendimento de encantamento

  • Faça o que prometeu (no mínimo);
  • Se prepare e prepare a equipe, é preciso estar pronto. Faça o exercício de descrever o que a empresa faz em menos de 10 palavras. Evite retrabalho, reclamações, venda direito para vender mais.
  • Responda os clientes por áudio, vídeo, demonstre, ensine;
  • Não apenas venda, entenda e plante relacionamentos. Prepare vendas futuras.

5. Cuide do visual

Seja no físico e/ou online, crie decoração sugestiva. Uma ação promocional pode e deve ter um conjunto de micro ações.

6. Fidelize o cliente

  • Defina estratégia de comunicação personalizada. Quem são seus clientes estrelas? Converse com estes;
  • Presenteie com cupom específico;
  • Faça sorteio exclusivo.
  • Cliente fidelizado se torna seu melhor vendedor, promotor da sua marca.

7. Saiba quem é seu público

Esse é o primeiro passo, mas aqui deixo por último para reforçar que uma campanha assertiva tem identificado o cliente ideal, o tom de voz e a comunicação direcionada para solucionar dores e desejos. Crie estratégias adequadas e ele, faça sua marca ser lembrada.

O sucesso está ligado ao conhecimento e à dedicação.

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