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Opinião|50 aprendizados práticos para ajudar os empreendedores

Fábio Costa de Souza, consultor do Sebrae-SP, compartilha uma série de insights que reuniu ao longo dos dez anos de atuação na entidade, onde já realizou 1,8 mil consultorias

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Por Redação
Atualização:

Por Fábio Costa de Souza, consultor do Sebrae-SP

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Durante dez anos de atuação como consultor de negócios no Sebrae-SP, já realizei 1,8 mil consultorias. Costumo falar que se trata do maior Laboratório de Gestão do Brasil. Nesse período de muitos aprendizados e em contato com pessoas que buscavam a abertura da própria empresa e muitos donos de pequenos negócios, reuni uma série de insights que acredito que são valiosos para esse público.

Listo, a seguir, 50 aprendizados e acredito que esse guia não vai parar de crescer.

Estratégia, vendas, mercado

1. Toda empresa nasce, cresce, amadurece e morre (sem exceção). Esse ciclo está cada vez mais curto.

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2. As duas maiores vantagens da pequena empresa são: 1) agilidade e 2) proximidade com cliente, minimamente exploradas.

 3. Somente o propósito não ganha o campeonato, precisa de alta dose de gestão.

4. Como sair da briga de preço? Estratégia "L": Passo 1: Como apresentar seu produto e serviço para o cliente. Passo 2: Como se diferenciar dos concorrentes.

5. 2C´s: Clientes e Concorrentes - informação vital, desde o plano de negócio, mudança de mercado ou expansão da empresa.

6. Velocidade é importante para quem tem direção. Por isso, "a melhor hora de consertar o telhado, é quando não está chovendo".

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Conhecer bem clientes e concorrentes é fundamental para o negócio. Foto: Unsplash/@adeolueletu

7. Empresa atual versus empresa ideal = planejamento estratégico + execução.

8. Setor organizado tende a ganhar dinheiro, setor desorganizado sofrerá.

9. Ferramentas caseiras = resultados caseiros. Ferramentas profissionais = resultados profissionais (Caio Ito).

10. Caçar coletivamente, no atacado e digitalmente (Paulo Cereda).

11. Grandes Projetos tendem ao fracasso. Dividir em etapas (José Julio Pereira).

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12. 3 níveis de planejamento: pessimista, conservador e otimista. Acrescentado o quarto nível, imprevisível (exemplo: pandemia).

Pessoas, liderança, atitude

13. Pessoas estão envolvidas em 100% das despesas e 100% das receitas, portanto, gerencie brilhantemente as pessoas.

14. O último recurso de um bom gestor é a demissão.

15. Liderança não é concurso de popularidade.

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16. Cuidar do jardim (95% no operacional/execução/dia-a-dia) e gerenciar a floresta (5% no estratégico/gestão/planejamento), não 100% x 0%.

17. A pequena empresa tem o domínio no ato da venda com o cliente, mas precisa prospectar constantemente e ativamente.

É preciso haver um alinhamento entre as lideranças e bom relacionamento com pessoas dentro e fora da empresa. Foto: Unsplash/@wocintechchat

18. A força que move o mundo é atitude. Por isso, a explicação do empreendedorismo está no CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude). Esses três elementos combinados geram a pequena empresa de sucesso.

19. Meta gera comportamento.

20. Existem quatro tipos de funcionários: 1) não veste a camisa, 2) veste a camisa e não transpira, 3) veste e transpira e 4) veste a camisa e vira pele.

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21. Empenho não é desempenho (Andrea Clemente).

22. Três funções do(a) proprietário(a): 1) tomar café com as pessoas, dentro da empresa 2) relações públicas, fora da empresa e 3) gerenciar resultados e não conflitos.

23. Nesses dez anos, observei mais empresas quebrarem por desentendimento dos sócios do que pela falta de dinheiro ou cliente.

Operação, processos, agilidade

24. Simplicidade é o nome do jogo, resumir a empresa em uma página.

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25. Os processos precisam ser mais fortes do que as pessoas.

26. "Não coloque todos os ovos na mesma cesta". No caso da pequena empresa, não depender de poucos clientes, fornecedores, produtos e funcionários.

27. Não cuidar das formigas e deixar o elefante passar na sala. Como? Ter processos e indicadores.

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28. Como organizar seu time na empresa? Montar o seu Lego (Organograma).

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29. Fazer gestão do processo, não gestão do detalhe (Gustavo Schiavone).

30. O maior problema na gestão da equipe é a passagem de bastão de tarefas entre os funcionários.

31. Criar integração total entre: pessoas + operação + finanças + vendas.

Finanças, economia, indicadores

32. As três prioridades diárias do(a) empreendedor(a): 1) quanto entrará de dinheiro 2) quanto sairá de dinheiro e 3) O que tem que ser feito para ficar no azul/positivo.

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33. Conjugam muito o verbo vender, devem conjugar melhor o verbo lucrar.

34. "Só ganha o jogo quem acompanha o placar" (Vicente Falconi).

35. Separar PF x PJ em finanças, gestão do tempo, recursos e na rede social.

36. Tudo que for feito para apoiar o empreendedorismo (capital, clientes e capacitação) é pouco.

Pequenos empreendedores precisam adotar recursos para separar as contas entre pessoa física e jurídica. Foto: Unsplash/@amoltyagi2

37. Dinheiro é importante para quem sabe o que faz. Seja no momento de dívida, de investimento ou na gestão diária do fluxo de caixa.

38. A empresa precisa de dinheiro em dois momentos: no início e na expansão. Fora isso, a empresa deve gerar caixa e não ficar refém dos empréstimos.

39. Preço = despesas fixas + despesas variáveis + lucro.

40. Contabilidade e o contador são vitais para o sucesso da sua empresa.

41. 90% das pequenas empresas não tinham dinheiro no início do seu negócio. Tinham motivação, resiliência e exagerada atitude.

Inovação, tecnologia, digital

42. Gestão é: o arroz, feijão e a mistura. Inovação é a sobremesa.

43. ERP (Software de Gestão) ou "Empresa com Resultado e Planejamento", somente 30% das empresas utilizam os valiosos benefícios do ERP.

44. Transformação digital é o Wi-Fi do futuro. Como está o sinal de Wi-Fi da sua empresa?

45. Tecnologia da porta para dentro gera eficiência e da porta para fora: divulgação, prospecção e vendas.

46. A empresa é digital, mas a gestão é humana (Paulo Cereda).

47. Utilizar um sistema CRM imediatamente. Contatos no WhatsApp/telefone é comunicação, não pós-venda, relacionamento e fidelização.

48. Redes sociais é a nova indicação boca a boca (viral) da pequena empresa.

49. Para realmente entender, aplicar e ter resultado com marketing digital na sua pequena empresa, sigam o Alexandre Giraldi.

50. Tecnologia + redes sociais + marketing digital + marketplace é a verdadeira democratização das pequenas empresas no mundo dos negócios.

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